A Terra é plana, vacinas matam, Corona vírus foi criado pelos comunistas, o homem nunca foi à lua... Essas são algumas das teorias da conspiração mais conhecidas e acreditadas. O escritor Umberto Eco declarou certa vez que a internet deu voz aos imbecis. O idiota que propagava suas crenças paranoicas no bar, agora tem canal no Youtube, e compartilha suas loucuras no Whatsapp. 

                    A televisão já estava ajudando a promover a burrice quando transformou alguém como Ratinho em formador de opinião. Mas a internet enterrou de vez o bom senso, pois no mundo virtual, o idiota tem o mesmo espaço que um cientista vencedor do Nobel. O jornalismo profissional vem sendo substituído pelos malucos dos sites de fake news. A mentira na internet virou uma indústria próspera. Alan dos Santos, blogueiro de extrema direita, criou um site chamado "Terça livre", e ficou rico espalhando mentiras e teorias da conspiração na rede. 

                   Com os divulgadores de fake news crescendo em popularidade nas redes sociais, fica difícil estar em um bar e não ouvir alguma coisa muito imbecil. E foi o que aconteceu comigo ontem quando saí pra tomar uma gelada. De repente sentou-se à mesa ao lado um coroa com aparência de rico. Um sujeito que até parecia ser inteligente, com uma fala bem articulada. Em dado momento o coroa pegou o celular e começou a mostrar aos amigos às mensagens de Whatsapp sobre a "fraude" nas eleições americanas.

                     O coroa sabia o número de votos “roubados” em cada estado americano. Isto é incrível! Houve recontagem de votos, teve investigação por parte da promotoria, e nenhuma autoridade americana encontrou provas de fraude. Mas o tiozão do zap zap tá mais bem informado que o FBI!

                        Se esses malucos apenas incomodassem no boteco até que não seria grave. O problema é que graças a eles temos hoje o presidente mais incompetente e louco de todos os tempos. Sim, infelizmente o tiozão do zap zap tem título de eleitor, e você já sabe como ele vai votar em 2022. Finalizo com uma frase profética de Nelson Rodrigues, “os idiotas vão dominar o mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.

  Sobre o autor:   Eduardo Tavares é Técnico em Segurança Pública, atuou como agente humanitário voluntário no Senegal, África; foi tradutor voluntário da ONG humanitária africana “Vrai Cep”, e foi representante desta no Brasil, graduando em História, professor de Francês, e colunista de política e comportamento do Jornal Patos Hoje.