José Luiz Borges é um vereador que se notabiliza pelos “barracos” que protagoniza em seu mandato. O jovem mancebo está sempre envolvido em polêmicas, brigas, trocas de farpas, e contendas em geral. Mas não pensem que o jovem de aparência delicada tem algum distúrbio, muito pelo contrário, ele sabe exatamente o que está fazendo. 

              O Zé pertence a “escola bolsonarista” de política, e como bom aluno segue à risca a cartilha de seu mestre. Jair Bolsonaro, preceptor do Zé, sempre foi um completo inútil. Em 28 anos como deputado, o imprestável não apresentou nem aprovou nada de relevante na Câmara dos Deputados. Mas Bolsonaro conseguiu se tornar famoso pelos barracos, o deputado medíocre sempre aparecia na imprensa por ofender colegas, defender milícias, fazer apologia a tortura, homenagear a ditadura, propagar a homofobia e todo tipo de atraso civilizacional. 

              A fórmula de Bolsonaro deu tão certo que o levou a presidência, um deputado inculto, e de inteligência limítrofe no mais alto cargo da República. Num país onde o ensino público é precário, e incapaz de formar cidadãos com o mínimo de senso crítico, reduzir o debate político ao nível do programa do Ratinho é uma ótima estratégia eleitoral. Zé Luiz está seguindo a cartilha de seu mestre, transformando a Câmara num circo, e isto lhe renderá frutos, prevejo que ele será reeleito muitas vezes, e talvez até consiga alçar voos maiores como seu preceptor, a não ser que os demais vereadores tomem vergonha na cara, e decidam expurgar esse sujeito em nome do decoro parlamentar. Mas será que existe decoro naquela casa legislativa? É triste, mas no país onde impera a ignorância esse tipo de gente prospera!