Na coluna de hoje vamos abordar uma questão que não está explícita na lei, mas faz parte de nossas “leis informais”, aquelas tradições sociais que são respeitadas mais do que a lei escrita. Trata-se da arte de matar alguém sem ser condenado a prisão. Primeiramente é preciso observar os grandes mestres. Em nosso caso podemos tomar como exemplo certo ex-secretário de obras do município de Patrocínio, que matou um homem com transmissão ao vivo pela internet, com direito a bala nas costas por motivo fútil, e mesmo assim foi absolvido. Mas nem tudo que exponho aqui se refere ao caso de Patrocínio, pois vou tratar das REGRAS UNIVERSAIS DA IMPUNIDADE DO HOMICÍDIO. Hoje abordaremos as características principais de um assassino que quer se dar bem nessa arte. Segue a lista: 

CLASSE SOCIAL: Isso é o mais importante de tudo. Antes de pensar em matar alguém você precisa se certificar de que é mais rico que a vítima. Para não ser condenado, você jamais poderá matar alguém que tenha mais dinheiro que você, é importantíssimo que a vítima e sua família tenham menos poder financeiro e menor influência política que você.

SER CIDADÃO DE BEM: Além de ser rico é preciso ser respeitado, é necessário que as pessoas pensem que você construiu sua riqueza com trabalho duro, e que você é um homem de bem que gera empregos na cidade, (mesmo que sua fazenda se pareça com uma senzala, como no caso de um assassino famoso de Unaí.). Depois do dinheiro a imagem é tudo. 

TER INFLUÊNCIA POLÍTICA: Tendo dinheiro e fama de cidadão de bem, fica fácil ter influência política. Em cidade pequena isso é mamão com açúcar, basta você doar um dinheirinho pra reforma da igreja, dar bons presentes ao chefe de polícia, dar umas cestas básicas aos famintos de vez em quando, e pronto, é batatolina! Você vai ser o cidadão de bem queridão da cidade, e mesmo que um júri veja um vídeo em que você mete bala nas costas de um cara indefeso, a chance de absolvição é altíssima!

RELAÇÃO DE PODER: Caso você seja um político é indispensável atentar para as relações de poder, por exemplo: suponhamos que você é prefeito de uma cidadezinha como Unaí, nesse caso você pode assassinar alguém que tenha no máximo um cargo de fiscal do trabalho. Nem pense em matar alguém mais importante que você, escolha sempre alguém abaixo nas relações de poder!

Seguindo essas regras básicas, você tem tudo para ser mais um assassino impune! Lembrando que se você pretende matar alguém bastante pobre como um servente de pedreiro, ou membro de uma minoria como um negro ou um índio, tudo fica muito mais fácil. Mas isso é assunto para outro dia!