A produção dos santinhos já estão a todo vapor.

Se o comércio em geral aposta no natal para aumentar as vendas, para o setor gráfico a época de melhorar o faturamento é agora, durante a campanha eleitoral. As empresas que conseguiram fechar contratos com candidatos e partidos políticos estão tendo que se desdobrar para conseguirem atender a tantos pedidos.

Vinicius Tim Tim é proprietário de uma gráfica em Patos de Minas. Ele diz que a empresa está trabalhando de domingo a domingo para dar conta de tantos pedidos. Além disso, o horário de funcionamento teve que ser ampliado de 8 horas por dia para até 18 horas. As máquinas da gráfica dele não param. “É o natal das gráficas. Infelizmente nós temos só a cada dois anos”, brinca Vinicius.

Embora as campanhas eleitorais tenham migrado para a internet e para as redes sociais nos últimos anos e principalmente agora com os limites impostos pela pandemia da Covid-19, o movimento nesta gráfica da cidade mostra que o corpo a corpo não vai deixar de existir. A internet veio para ser um acessório, mais uma ferramenta, mas o papel continua em alta. As nossas encomendas estão bem expressivas para este ano, nos estamos na primeira semana de eleição e estamos muitos satisfeitos”, afirma Vinicius.

Santinhos, santões, adesivos e botons continuam sendo os artigos de campanha mais procurados pelos candidatos e partidos políticos. Esta gráfica fez até um kit para atender os candidatos a vereador. São 10 mil santinhos, 240 botons e 60 adesivos de para-choque para dar início a campanha.

Vinicius alerta que quem deixar para fazer encomendas na última hora podem correr o risco de ficarem sem material ou terão que pagar mais caro. Os adesivos perfurados por exemplo, usados no vidro traseiro do carro, já estão em falta em Patos de Minas.