A primeira e mais importante etapa é a chamada Pesquisa de Viabilidade, na qual o Profissional especialista em registro de Marcas realiza uma pesquisa em toda a base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com o objetivo de encontrar marca registrada igual ou parecida com a pretendida pelo cliente, atestando ou não pela possibilidade de obtenção do registro.

Nessa etapa pode-se identificar intercorrências processuais ou até mesmo eventuais problemas na concessão, o que exige atenção redobrada do profissional.

Sendo viável o nome pretendido, o Procurador do INPI emitirá as primeiras taxas e realizará o protocolo do seu pedido, acompanhando todo o processo até a concessão.

Não raras vezes os adeptos do “faça você mesmo” cometem erros na pesquisa e no protocolo, perdendo tudo, já que atualmente o índice de indeferimento de pedidos de registro de marcas ultrapassa 80% pela falta de experiência e especialização na área.

Um único erro é capaz de anular todo o processo.

Quer saber mais? Na próxima semana abordaremos dicas para escolha de um nome original e registrável para o seu empreendimento.