Quem disse que as semijoias não podem ser acessórios de gerações? Aprenda como aumentar a durabilidade delas.

Existem alguns mitos que envolvem o mundo dos acessórios, especialmente quando falamos sobre a durabilidade de peças banhadas a ouro e prata. Saiba que elas podem resistir por décadas, tanto quanto uma joia original, mas é preciso ter alguns cuidados especiais. Por isso, se você ama semijoias e quer fazer com que as suas durem muito tempo, siga algumas dicas de cuidados bastante úteis.

Dica número 1: tome cuidado com os perfumes e cremes corporais
A primeira dica é também uma das principais que podem ser fornecidas para quem precisa tomar cuidado com as semijoias. Perfumes, desodorantes, colônias e cremes corporais (especialmente os hidratantes) devem ser utilizados com cautela.

De forma geral, qualquer produto com bastante água deve ser regrado ou utilizado bem antes de vestir seus acessórios. Isso quer dizer que você não precisa deixar seus cuidados estéticos e cosméticos de lado, apenas que deve esperar secar antes de colocar brincos, colares, pulseiras etc.

Algumas substâncias podem entrar em contato com suas semijoias e desencadear o processo de oxidação do banho e acabam deteriorando o revestimento dos objetos.

Dica número 2: se for fazer exercício físico, tire suas semijoias
A segunda dica segue a mesma linha do que foi exposto acima. Como o suor também pode deteriorar suas semijoias, a melhor coisa a se fazer é tirar os acessórios sempre que for praticar atividade física, seja uma caminhada, corrida, academia, dança, entre outras.

Além disso, o contato com a pele úmida também pode provocar alergias em pessoas mais sensíveis a algum tipo de metal.

Dica número 3: utilize apenas água e sabão para limpar
Mesmo que você não deve deixar as semijoias em contato com a pele úmida, é preciso limpar as peças com certa frequência. Esse hábito evitará que elas fiquem manchadas ou encardidas com acúmulo de poeira e outras substâncias.

No entanto, para fazer a higienização adequada, você deve utilizar apenas água e sabão neutro. Nunca aplique nenhum produto químico que possa ser abrasivo ou corrosivo, além de sempre deixar que os objetos sequem completamente antes de guardá-los em um local fechado de novo.

Dica número 4: guarde as semijoias em local adequado

Por sim, se você quer fazer suas semijoias durarem muitos anos, precisa guardá-las em algum lugar adequado. Isso quer dizer que você precisa de um recipiente almofadado e revestido com película macia para evitar o atrito entre as peças. O ideal é que o seu porta-joias fique estático em algum lugar, para evitar que os objetos se movam e acabem riscando ou até descascando com o tempo.

A caixa onde os acessórios estão deve estar vedada e impedir a entrada da maior quantidade de ar possível. Tome cuidado para não derrubar os itens no chão ou raspá-los em outras superfícies.

Com base nessas dicas simples, você certamente fará com que seus acessórios banhados a prata ou ouro durem por muitos anos, como qualquer outra joia que possa ter guardada na sua casa. Assim, sua coleção apenas irá crescer a cada nova aquisição de unidades.