Ficar ciente de que seu notebook foi roubado ou justo é um sentimento de assusto e frustração. Não só há o risco de perder dados importantes ou o gadget em si, mas também a preocupação de que as informações armazenadas possam ser usadas por terceiros. Se você encontrar-se nesta situação, há algumas ações que você deve tomar para minimizar as consequências. Neste artigo, vamos falar sobre o que se deve fazer ao lidar com um notebook roubado.


1. Verifique a situação

Logo que você se der conta de que o seu notebook foi roubado, deve ser executada uma verificação dos fatos. As informações sobre a data e local do roubo são importantes para fornecer às autoridades, caso isso ocorra. Verifique o número de série e a marca de seu laptop para garantir que os dados sejam fornecidos rapidamente.


2. Bloqueio do laptop

A próxima ação que você deve realizar é bloquear o seu laptop para evitar que os dados sejam acessados. A maioria das marcas já oferece mecanismos de bloqueio para bloquear o notebook roubado, como o comando de bloqueio remoto. Se você não encontrar este recurso, você pode usar outros serviços, como o serviço de rastreamento de laptops Lojack. Estes serviços são gratuitos e permitem que você bloqueie remotamente o seu laptop.


3. Troque as suas senhas

Depois de bloquear o notebook, é importante trocar as suas senhas para manter seus dados seguros. Recomenda-se que você altere as senhas de todos os seus sites e contas de e-mail para garantir que os dados não sejam acessados por terceiros.


4. Notifique as autoridades

É importante informar às autoridades a perda ou roubo do seu notebook. Isso permitirá que eles investiguem as câmeras de vigilância, caso haja alguma, para localizar os perpetradores do delito. Além disso, as autoridades podem ajudar na recuperação do laptop, caso ele seja localizado.


5. Ative o seguro

De acordo com a sua política de seguro, é possível recuperar parcial ou totalmente a quantia desembolsada na compra do laptop. Verifique se o seu seguro cobre perdas por roubo ou furto. Se sim, faça o registo do roubo.


6. Relate o seguro

Caso você tenha uma política de seguro, é importante que você informe a empresa de seguros sobre o roubo. Essa informação permitirá que eles verifiquem se houve alguma irregularidade.


7. Copie seus dados

Se você tem Copie seus dados. Se você tiver acesso a um computador, faça uma cópia dos seus dados para armazená-los em um local seguro. Certifique-se de que suas informações pessoais e de contato sejam criptografadas para evitar acesso não autorizado.


8. Cancele os serviços

Cancelar todos os serviços relacionados ao seu laptop. Isso inclui acesso à internet, programas de software e serviços de nuvem, entre outros. Isto vai evitar que o laptop seja usado por outra pessoa, mesmo se o computador for recuperado.


9. Cuidado com os alertas

Certifique-se de que seus alertas de segurança e de serviços de localização estejam ativos, pois eles podem ajudar na recuperação do notebook. Se você tiver essa opção, configure alertas nas suas redes sociais, e-mails e mensagens de texto para informá-lo de qualquer atividade suspeita relacionada ao seu laptop.


Conclusão

Embora enfrentar um laptop roubado ou perdido seja uma experiência terrível, é importante lembrar que existem etapas que você pode tomar para minimizar as consequências. Verifique a situação, bloqueie o seu laptop, mude suas senhas e notifique as autoridades, entre outras coisas. Se você estiver seguro com seguro, ative-o imediatamente. Por fim, esteja ciente de que você sempre pode recuperar seus dados e informações importantes.


Portanto, quando se encontrar numa situação como essa, lembre-se destas etapas para garantir que seus dados sejam mantidos em segurança e a sua vida volte ao normal o mais rápido possível.