Na sexta-feira, 15 de dezembro, a Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social (ADESP), o SEBRAE, e as demais entidades patenses se reúnem para a inauguração da Escultura da Marca Patos de Minas (Totem Instagramável). A cerimônia está marcada para as 19h no palco da Praça do antigo Fórum, conhecida como Praça 3, e promete ser um marco na celebração da identidade e cultura da cidade.

O Totem, além de ser uma nova atração turística, simboliza o orgulho e a história de Patos de Minas. O evento visa fortalecer o sentimento comunitário e oferecer aos moradores e visitantes uma nova forma de interagir com os símbolos da cidade.

“O grande foco do trabalho é o fortalecimento dos patenses e a valorização da cidade," menciona uma das participantes do projeto, "evidenciar os pontos positivos de Patos de Minas e posicioná-la de forma estratégica no cenário nacional trará mais visibilidade, oportunidades e benefícios à população.”

Uma das grandes atrações será o stand da Marca da Cidade, onde será possível adquirir itens exclusivos que refletem a essência de Patos de Minas. Entre os produtos à venda estarão camisetas com os dizeres "Patense" e "Patureba", squeezes, ecobags, bottons, adesivos, e agendas para o ano de 2024.

Acompanhe o Instagram: https://www.instagram.com/patossempremais

O evento conta com promoções especiais: Os 50 primeiros participantes que tirarem fotos no Instagram, marcando o perfil @sempremais, assim como os 50 primeiros compradores no stand, receberão lembrancinhas exclusivas da cidade.

A ADESP, convida todos os moradores e visitantes a se juntarem nesta celebração única. É uma oportunidade imperdível para conhecer, apreciar e levar para casa um pedaço da rica cultura de Patos de Minas.

Relembre a trajetória desse projeto:

As entidades patenses viram a necessidade de transformar Patos em uma cidade em evidência, e em 2020 surgiu a ideia de construir a muitas mãos uma marca para a cidade, durante uma assembleia da ADESP. A partir daí, iniciou - se uma consultoria especializada em marca-lugar, a Bloom Consulting, para descobrir as vocações e fortalecer a identidade da cidade. A consultoria evidenciou que Patos de Minas se apresenta com as seguintes características: hospitalidade, liderança e inovação.

Foram 3 etapas de imersão na cidade: levantamentos dos estudos da cidade, buscas no digital sobre a cidade e etapa de engajamento presencial, ouvindo as pessoas nas ruas da cidade e de rodas de conversas com diversos grupos (Comerciantes, indústria, produtores rurais, LGBTQIA+, idosos, crianças, distritos, bairros, saúde, educação, turismo, cultura, patrimônio, esporte, eventos, imprensa, dentre outros).

Ao fim da pesquisa houve a sugestão de 42 projetos divididos em 7 categorias como engajamento comunitário, qualificação, capacitação, engajamento de stakeholders, ativação, pertencimento e reconhecimento. Estes projetos se referem por exemplo a reestruturação do Mercado Municipal, aeroporto municipal, Fenamilho 2.0 e programas de desenvolvimento urbano e cultural.

A marca, que poderá ser utilizada coletivamente pela população, incluirá um selo para produtos de origem, destacando a produção local." É importante reforçar que essa é uma marca da cidade, da sociedade de Patos de Minas, e não é algo do poder público.

Quem faz parte desse projeto:

Um dos grandes diferenciais do projeto é a parceria dos três setores da sociedade (o setor privado, o setor público e o 3º setor (ONGs), abrangendo organizações governamentais, comerciais, educacionais e comunitárias. A iniciativa conta com o apoio da Sebrae, Fiemg, Emater-MG, Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, CDL, Sindicomércio, Acipatos, Unipam, Fepam, Expocaccer, UFU, Sindhorb, Prefeitura, Câmara Municipal, Unart, Comunidade Sapé, Associação dos Alambiques do Cerrado Mineiro, Coopatos, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, dentre outras instituições.

O que o morador de Patos de Minas ganha com esse trabalho:

Certamente uma cidade com uma marca forte atrai mais investimentos, visitantes e turistas e consequentemente mais emprego, mais renda. Gera também mais orgulho da população, iniciativas populares, melhoria da qualidade de vida e senso de pertencimento. Além disso, conclui-se que é benéfico termos destaques aos produtos locais: queijo, pamonha, café, cachaça, carne suína, dentre outros. Em resumo, todos se beneficiam: trabalhadores, donas de casa, empresários e visitantes. O projeto foca na melhoria tanto da cidade quanto da vida de seus moradores.


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