Diversas pessoas que precisam utilizar aparelho optam pelo transparente para manter a estética. Será que o aparelho invisível causa mais dor que o comum? 

A saúde bucal contempla sempre uma perfeita dentição. Os dentes bem alinhados, tratados, proporcionam uma alimentação muito mais nutritiva e um aproveitamento muito melhor das propriedades em cada refeição.

Por isso, geralmente se diz que a saúde começa pela boca. Isso é fato. E desta forma, quando surge a necessidade de se utilizar um aparelho dentário, não se pode postergar tal tratamento. 

Nos últimos anos, o aparelho transparente ganhou o mercado e a preferência de grande parte dos clientes.

O aparelho transparente nada mais é do que um tratamento ortodôntico moderno e acessível, que não muda a aparência do rosto. É um dos preferidos do público, mas a pergunta de sempre é:

Aparelho transparente dói? 

Dói ou não dói? Vamos descobrir!
É uma pergunta normal, visto que os aparelhos convencionais promovem grande desconforto por causa dos bráquetes.

Curiosamente, o mesmo não ocorre com os aparelhos transparentes. Sabe o porquê?

Porque os alinhadores transparentes tornaram-se muito mais confortáveis uma vez que não possuem metais que causem machucados e dores no interior da boca. 

É ainda um aparelho de fácil adaptação, que corrige a dentição sem nenhum constrangimento.

Como é o tratamento com aparelho transparente? 

A única dorzinha que o aparelho provoca e que também é algo bem adaptável, é quando os alinhadores são renovados, o que é algo normal tendo em vista que a dentição se move na boca. 

Em termos, seria o mesmo que praticar exercícios em uma nova intensidade, para obter o corpo que se quer. 

A dorzinha que fica nessas fases é provocada pela inflamação que a movimentação da arcada dentária sofre com os alinhadores. É quando as fibras localizadas em volta dos dentes trabalham a reposição de células para “preencher” as posições anteriores.

Vale a pena salientar que nem todos sentem essa dorzinha. Essa sensação pequena que surge varia conforme a sensibilidade de cada paciente. 

Como aliviar uma dor com aparelho transparente?
Há quem consiga suportar e há quem nem queira pensar nessa possibilidade. Para o segundo grupo, daqueles que só de pensar já se sentem mal, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas assim que a dorzinha aparece.

Lembrando também que, em casos onde a dor permaneça por mais de um dia, vale a pena agendar uma consulta com o(a) dentista para averiguar o que pode ter ocorrido.

Opte por trocar as fases antes de dormir
Como a troca das fases promove sempre um pouco mais de dor, quando se realiza essa troca antes de dormir, o processo inflamatório age durante o sono. No dia seguinte, o alinhador já está adaptado e sem gerar qualquer incômodo extra. 

Água gelada reduz a dor

O efeito da água gelada promove a contração dos vasos sanguíneos em volta da dentição e esse processo promove o alívio imediato da dor. Sorvetes e outros alimentos geladinhos são bastante recomendados.

Mastigar o gumi
O gumi é a borracha que vem junto com o aparelho transparente. Ao mastigá-lo, o(a) paciente melhora a permanência do aparelho na boca e acelera a adaptação dos alinhadores. O efeito destes sobre a dentição tende a ser mais rápido. 

Compressa de gelo
Não é comum, mas, se a dor se tornar mais intensa, uma dica até que o(a) dentista possa atender ao paciente, é preparar compressas de gelo com um guardanapo e colocá-lo do lado externo na boca, para promover o mesmo efeito descrito acima com água gelada. 

O aparelho transparente é de fato um recurso muito melhor que os aparelhos convencionais e tende a atingir os resultados mais rápido e sem sofrimento.


Converse com o profissional a respeito!