O sabor e a qualidade desse tipo de ração fazem muita diferença


Uma alimentação equilibrada é vista como um dos fatores para se ter uma vida mais saudável. E isso não vale apenas para nós humanos, mas também para a vida dos nossos pets.


Nesse sentido, oferecer ração de qualidade é fundamental. Uma opção é a chamada ração orgânica, um tipo de alimento feito com ingredientes naturais e desenvolvida por profissionais especializados em nutrição animal.


Hoje você vai conhecer as principais características da ração orgânica e suas vantagens, tanto para a saúde do seu cão quanto para a vida do planeta.

O que é ração orgânica?
Há algum tempo, pesquisas científicas vêm demonstrando a existência de uma relação entre o consumo em excesso de agrotóxicos com o desenvolvimento de doenças graves, como câncer, alterações no sistema reprodutor e até problemas neurológicos — algo que vale para alimentos de uso humano e animal.


Para inibir o desenvolvimento de tais problemas, uma solução é o uso dos chamados alimentos orgânicos. Vale dizer que existe uma especificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o que é um produto orgânico —  classificação esta que também vale para a chamada ração orgânica. 


“Considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local”.


Em outras palavras, o produto orgânico é aquele produzido de modo mais natural possível, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, hormônios sintéticos e transgênicos (presentes em grande parte dos alimentos oferecidos pela indústria, especialmente os ultraprocessados).


O mesmo vale para a ração orgânica, feita a partir de alimentos naturais, como a proteína animal, os cereais, os legumes, bem como os ingredientes integrais. Além disso, corantes artificiais e conservantes são excluídos ou usados o mínimo possível na formulação da ração.

Benefícios da ração orgânica
Por ser feita de modo mais natural que as rações tradicionais, a ração orgânica tende a ser superior tanto no quesito nutricional quanto no próprio sabor. Sua fabricação é desenvolvida com base nas necessidades do animal e, devido aos ingredientes, a ração orgânica tende a ser mais gostosa para o paladar do seu cão.


O consumo da ração orgânica também reduz significativamente as chances do seu cachorro desenvolver problemas de saúde, como os já mencionados anteriormente, garantindo uma melhor qualidade de vida e uma maior longevidade.


Além disso, outro beneficiado nessa história toda é o próprio planeta Terra. Formas de produção menos danosas à natureza, sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos e com maior cuidado com o solo e a água, são essenciais para se fazer um produto orgânico, o que engloba, é claro, a ração orgânica.


A questão da sustentabilidade é muito latente para a produção de alimentos orgânicos porque existe um entendimento muito claro de respeito ao meio ambiente. Afinal de contas, para garantir a sobrevivência de todas as espécies, é preciso valorizar ao máximo os recursos naturais e não dizimá-los por inteiro.

Como saber se a ração é orgânica?
Para saber se a ração do seu pet é, de fato, orgânica, verifique na embalagem do produto a presença do “Selo Orgânico”. Esse tipo de certificação é dado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e garante que aquele alimento é verdadeiramente orgânico.


Vale dizer ainda que, independente da escolha do tipo de ração para o seu pet, é fundamental que essa decisão seja feita em conjunto com o veterinário do seu cão. Ele poderá avaliar melhor as necessidades do animal, conforme seu porte, raça, idade e condições de saúde.


Assim, você garante uma alimentação equilibrada e, consequentemente, mais qualidade de vida para o seu melhor amigo de quatro patas.