A evolução em Recursos Humanos não é novidade, pois tecnologias, leis e movimentos sociais sempre influenciaram a forma de trabalho dos profissionais.

Mas os últimos anos têm sido uma história diferente: a pandemia e os movimentos de justiça racial alimentaram conversas e tópicos nos departamentos de RH – tópicos que moldarão a maneira como os locais de trabalho funcionarão em 2022 e além.

Uma ótima maneira de analisar as complexidades de sua força de trabalho é realizar uma pesquisa de engajamento dos funcionários.

6 Tendências de RH para 2022
Neste artigo, iremos fornecer uma lista de tendências de RH para 2022, mas é significativo ir além dessa lista.

Converse com seus funcionários e candidatos em potencial para descobrir o que eles precisam para se sentir engajados, realizados e motivados.

Trabalho remoto
Embora muitas organizações já tenham começado a mudar para um trabalho mais remoto nos últimos anos, a pandemia do COVID-19 tornou o trabalho flexível uma necessidade.

A onda de trabalhar em casa foi um ajuste para empresas e funcionários, mas muitas pessoas desfrutam da flexibilidade e da falta de deslocamento que o trabalho remoto lhes proporciona.

No entanto, o trabalho remoto pode apresentar desafios que as organizações podem precisar superar, como presenteísmo, menos coesão e colaboração da equipe e deficiências de tecnologia.

No futuro, os departamentos de RH que confiaram no recrutamento e na integração presenciais precisarão encontrar soluções para funcionar de maneira eficaz à medida que mais organizações adotam o trabalho remoto após a pandemia.

É necessário garantir que os funcionários se sintam conectados, mesmo que seja virtualmente. Tente incorporar eventos que você teria pessoalmente e faça a transição deles para o mundo virtual.

Digamos que você tenha happy hours no escritório todas as quintas-feiras alternadas. Faça já os happy hours via Zoom.

Além disso, prepare seus funcionários para o sucesso, oferecendo a eles um orçamento para uma configuração de home office.

Algumas profissões como suporte, redator SEO, desenvolvedores web por exemplo, terão mais facilidade nessa adaptação ao trabalho em casa.

Estratégias de RH orientadas por dados
À medida que a força de trabalho evolui, os departamentos de RH estão cada vez mais usando dados como parte de seu processo de tomada de decisão.

Quanto mais as organizações acompanharem métricas como taxa de rotatividade e absenteísmo, melhor poderão criar estratégias para suas necessidades de pessoal e descobrir soluções para problemas complicados.

Além disso, os profissionais de RH podem usar os dados não apenas para entender as ferramentas que seus funcionários precisam para serem produtivos, mas também para fazer um forte argumento de negócios para os tomadores de decisão sobre a importância dessas ferramentas, se tiverem dados para provar isso.

Você também pode usar dados em sua estratégia de recrutamento.

Para isso, obtenha os dados desde o início. Sua empresa deve acompanhar a taxa de contratação, a diversidade de seu grupo de candidatos e a taxa de aceitação de funcionários, para citar alguns.

Apelando para a Geração Z
O local de trabalho tornou-se mais multigeracional do que nunca, com baby boomers a funcionários da Geração Z, todos sob o mesmo teto organizacional.

Como resultado, os profissionais de RH agora precisam entender as necessidades dessa geração na força de trabalho – que, em muitos casos, são tão importantes para eles que estão dispostos a deixar um emprego para atender a essas necessidades.

Por exemplo, de acordo com uma pesquisa da Deloitte, os principais motivos pelos quais os millennials deixaram seus empregos em 2019 incluem falta de oportunidades de avanço, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal em uma empresa, compensação financeira inadequada, tédio e sentimento de desvalorização.

Diversidade e inclusão
Estratégias de diversidade e inclusão têm sido um tema recorrente nos círculos de RH.

Os funcionários querem cada vez mais trabalhar para empresas que fazem da diversidade e da inclusão parte de seus procedimentos operacionais padrão, portanto, as organizações com visão de futuro precisarão priorizar o recrutamento e a retenção de pessoas de diversas origens.

Estudos mostram que ter uma cultura diversificada e inclusiva aumenta a receita, a inovação e a produtividade da empresa, portanto, o tempo dedicado à incorporação desses princípios em uma organização é um tempo bem gasto.

Até mesmo o campo da diversidade, equidade e inclusão (DEI) está mudando. De acordo com pesquisas, os indivíduos do DEI estão se tornando equipes mais incorporadas.

E o foco é menos em atingir a perfeição e mais em progredir.

Defina metas de DEI, meça os dados o mais cedo possível e acompanhe o progresso ao longo do caminho.

Saúde mental
À medida que os funcionários lidam com mais pressão do que nunca – desde enfrentar uma crise global de saúde até conciliar o cuidado com o trabalho e navegar em um ambiente de trabalho mais virtual – a conversa sobre saúde mental entrou em primeiro plano.

Os empregadores devem se comprometer a fornecer aos trabalhadores os recursos de saúde mental de que precisam, desde o acesso a cuidados acessíveis até a compreensão e a empatia da administração.

Crie uma cultura de check-ins e um local onde os próprios líderes demonstrem e modelem comportamentos saudáveis.

Sua empresa também pode oferecer treinamento em saúde mental para gestores e funcionários. Também pode ser útil reexaminar suas políticas e procedimentos.

Você está criando um ambiente de trabalho flexível para que os funcionários tirem uma folga para receber ajuda de saúde mental, se necessário?

Observe o horário de sua empresa, as políticas de folga e tente encontrar um equilíbrio entre esforço necessário e sobrecarga de sua força de trabalho.

Bem-estar geral
Assim como o foco na saúde mental está aumentando no local de trabalho, as pessoas também esperam que os empregadores se preocupem com seu bem-estar físico geral.

As organizações podem criar programas de bem-estar para apoiar a saúde física dos funcionários, o que pode impactar positivamente a satisfação e o engajamento no trabalho.

Os recrutadores também podem usar sua dedicação ao bem-estar dos funcionários como um ponto de venda ao procurar novas contratações.

Uma forma de ajudar o bem-estar geral de seus funcionários é criar um programa de assistência ao funcionário.

Este programa poderá oferecer avaliações gratuitas e confidenciais, aconselhamento de curto prazo, referências e serviços de acompanhamento para funcionários que têm questões pessoais ou problemas relacionados ao trabalho.

Ter um recurso ao qual os funcionários podem recorrer pode fazer toda a diferença. Lembre-se de normalizar a saúde mental e o bem-estar e criar um ambiente de inclusão e um local onde sua força de trabalho possa abordar e discutir esse tópico.