Como trabalhar no Japão sem ser descendente? Atualmente, o mercado internacional é visto como uma oportunidade para diversos brasileiros. Muitas pessoas optam por migrar para outros países, onde o trabalho é mais seguro e digno.

Diante disso, o Japão é um dos lugares mais fascinantes para muitos que estão em busca por oportunidades. As condições de trabalho no Japão são consideradas boas por causa de vários fatores, a boa qualidade de vida é um deles. Desse modo, os trabalhadores têm alimentação adequada, higiene básica, carga horária e segurança do trabalho.

Os brasileiros que migram para o Japão costumam trabalhar em diversas áreas e costumam falar bem das condições de trabalho no país.

Nesse artigo, vamos mostrar como funciona o trabalho no Japão, veremos dicas e uma análise com as vantagens e desvantagens.

Quem pode trabalhar no Japão?

Não existe algo que impeça qualquer pessoa de ir trabalhar no Japão, mas desde que o indivíduo providencie o visto de trabalho. A autorização geralmente é feita através da embaixada japonesa ou do Consulado Japonês aqui no país.

As empresas japonesas também costumam exigir um certificado de idioma, sendo ele o japonês e em alguns casos o inglês. O indivíduo também pode recorrer aos cursos gratuitos fornecidos pelo governo japonês onde propõe-se a dar melhores condições aos imigrantes e ajudá-los a preencherem o currículo. 

No Japão há dois tipos de trabalhadores, o funcionário efetivo cujo seu trabalho é por tempo indeterminado e provavelmente trabalhará até se aposentar. E os funcionários não efetivos onde seu trabalho é provisório, contratados para alguns trabalhos específicos. 

Carga horária de trabalho no Japão

Em média, a carga horária no Japão é de 8 horas por dia, sendo 40 horas semanais, apesar disso, algumas pessoas optam por fazerem horas extras para conseguir um bônus no trabalho. Já o salário mínimo no Japão pode girar em torno de R$6.000 mensal.

Como trabalhar no Japão sem ser descendente ?

Trabalhar no Japão sendo estrangeiro não é tão fácil no início, porque vai exigir que você aprenda um pouco da língua nativa, sendo ela, o Japonês. Além disso, para trabalhar no Japão será preciso de um visto de trabalho.

Também tem outro fator que pode dificultar para quem vai ganhar pouco que é o aluguel. Para você ter uma ideia, no Japão o valor mínimo de um aluguel pode girar em torno de ¥ 35.000, na moeda do Japão e aproximadamente 1382,09 reais.

Mas quando a pessoa se adapta aos requisitos exigidos no país e quando consegue um trabalho que valha a pena as coisas podem ser positivas no tocante a qualidade de vida.

Como conseguir visto de trabalho no Japão?   

Para conseguir um visto de trabalho japonês, a princípio é necessário que o seu trabalho esteja garantido, pois é a empresa que irá financiar o seu visto pela emissão do Certificado de Elegibilidade, onde afirma que você está apto para viver e trabalhar no país. Esse certificado será emitido pelo Consulado Japonês mas também pode ser feito pela embaixada japonesa no Brasil. 

Emprego no Japão para brasileiros: Veja alguns exemplos. 

No Japão existe uma variedade de trabalhos, os mais populares entre os brasileiros são:

Professor de inglês
Engenheiros de programação e profissionais de TI
Fábricas ou indústrias 
Hotéis e restaurantes
Analista de dados e outros.
Vantagens de trabalhar no Japão

Exemplos de algumas vantagens para quem trabalha no Japão. 

O saneamento básico e limpeza geral no Japão é um ponto forte, dificilmente você verá lixos pelas ruas.
A internet é muito veloz comparada com a do Brasil.
A segurança em poder andar pelas ruas sem ser vítima de algum delito.
A educação que é a marca do Japão, as pessoas são muito educadas.
Desvantagens de trabalhar no Japão

Exemplos de algumas desvantagens para quem trabalha no Japão.

Os desastres naturais, onde os mais frequentes são os tsunamis e terremotos.
Existem casos das mulheres ganharem um valor menor do que os homens.
A cultura japonesa é muito rigorosa, eles prezam pelos valores e criticam a cultura ocidental. 
O bullying ainda se faz presente na vida das pessoas, até mesmo no ambiente de trabalho. 

Considerações finais

Então, como vimos acima, trabalhar no Japão sem ser descendente não é tão fácil, porque o país tem uma linguagem e cultura muito diferente. Apesar disso, se tornou uma boa opção, porque o trabalho no Japão se baseia em horas extras, quanto mais horas trabalhar, maior será o salário no fim do mês.

Mas também, tem a questão das boas condições de trabalho, o Japão é um país totalmente organizado e higiênico, a educação também é um ponto forte. Então, se você deseja trabalhar no Japão tire reflita e veja se vale a pena.

Espero ter tirado todas as suas dúvidas sobre o trabalho no Japão, aproveite e compartilhe nosso artigo para mais pessoas!