Para os formados e estão com um sonho de abrir sua clínica veterinária ou para aqueles que desejam dar um ‘upgrade’ na sua clínica, esse artigo é para você. Vamos te dar várias dicas de quais os equipamentos necessários para isso. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileira e de Opinião Pública (IBOPE), no Brasil cerca de 59% das casas tem algum tipo de animal de estimação. O Brasil á ocupa o segundo lugar com o maior mercado pet do mundo. 

Todos os anos o número de pets nas casas crescem no país todos, podemos observar também que atualmente os animais estão com um tratamento mais diferenciado, do que há um tempo.

Isso faz com que gere lucros, para as mais diferentes áreas do mundo animal existentes no mercado do Brasil. 

E sabemos que os serviços para os pets tem crescido cada vez mais desde a parte estética até a na parte de equipamentos mais sofisticados para o atendimento clínico, como, por exemplo, a digitalizadora de Raio-X. Trazendo mais modernidade.

Atualmente o mundo de serviços para os animais, não estão somente voltados para clínica veterinária, petshops, empresas de objetos para animais, fabricantes de ração. 

Mas também temos uma grande demanda de serviços como, adestradores, babás de pet, hotéis para cães e gatos, entre muitos outros serviços disponibilizados.

Como fazer para regularizar a sua clínica veterinária
Antes de você abrir a sua clínica você precisa pensar se vai trabalhar sozinho ou com mais sócios, para definir se você terá um registro como societário ou autônomo. 

E por um acaso for a primeira opção, ainda precisa ser decidido se será uma sociedade simples ou limitada.

Mas de qualquer maneira, para abrir um negócio, você vai precisar de um contador, profissional, que esteja habilitado legalmente, é ele quem vai de ajudar para tomar todas as decisões corretas para abrir sua clínica.

Confira abaixo quais são os documentos que você vai precisar para abrir sua clínica.

●     Registro na Junta Comercial;

●     Documentação na Entidade Sindical Patronal;

●     Registro do Conselho Nacional de Medicina Veterinária (CRMV)

●     Para conseguir o alvará de funcionamento você vai precisar de um Registro da Prefeitura Municipal;

●     Para adquirir o CNPJ da sua clínica, você terá que ter um registro na Secretaria da Receita Federal; 

●     Documento de registro da Caixa Econômica Federal, no sistema Conectividade Social -INSS/FGTS;

●     Documentação de aprovação feita pelo Corpo de Bombeiros, para avaliar se o local está adepto a todas as normas para o funcionamento.

Como deve ser a estrutura do local?
Você não deve somente em montar uma clínica, mas sim montar uma clínica que seja totalmente equipada, trazendo mais conforto para o pet e também para o tutor do animal e com isso vai trazer mais visibilidade para clínica. 

Sabemos que são equipamentos muito caros, mas você pode ir traçando metas, de ir conseguindo gradualmente e não estagnar naquilo que você já tem.

Olhando para um todo, sua clínica deve ter:

 

●     Recepção/ Sala de espera;

 

●     Consultório;

 

●     Setor Cirúrgico, que deve conte, sala para cirurgia, esterilização, antissepsia, de preparo e também de recuperação do animal;

 

●     Ala de internação, precisa ter, acomodações individuais, local de isolamento para doenças infectológicas;

 

●     Setor para suporte, com banheiros, lavanderia, almoxarifado, lugar adequado para guardar medicamentos.

 

Também é muito importante manter a higiene do ambiente, deve ser sempre desinfectada da maneira correta para não haver infecções.

Quais os equipamentos necessários?
Com o avanço da tecnologia, as clínicas veterinárias estão ficando cada vez mais modernizadas e com muitos equipamentos que oferece vários serviços como, exames, tratamentos, cirurgias, entre outros serviços que podem ser prestados.

E antes de abrir e comprar os equipamentos para sua clínica, você precisa determinar qual o porte do animal que você irá atender, e quais os serviços que serão prestados.

Mas fizemos uma lista, para te nortear, mas vamos citar aparelhos de uma maneira geral que uma clínica veterinária precisa.

 

●     Armário Clínico;

●     Aspiradores Cirúrgicos;

●     Balança;

●     Desfibrilador;

●     Equipamentos para fazer refrigeração do ar; 

●     Itens que incorporam os instrumentos cirúrgicos;

●     Estetoscópio; 

●     Bisturi, agulhas, pinças, etc;

●     Estuda para esterilizar;

●     Maca;

●     Remédios;

●     Mesa de inox para atender o anima;

●     Monitor para observar a pressão arterial;

●     Otoscópio;

●     Produtos para higienizar;

●     Raio-X portátil;

●     Seringa Pistola;

●     Sondas;

●     Termômetro;

●     Entre outros.

 

Sobre os funcionários
Ter uma equipe de profissionais atamente capacitados, faz com que sua clínica passe maior segurança e alcance maior visibilidade, atraindo assim mais clientes. Você deve ter os seguintes funcionários na sua equipe.

 

●     Auxiliar de Veterinário;

●     Médico Veterinário;

●     Recepcionista;

 

E caso a clínica oferecer serviços de banho e tosa, você vai precisar de profissionais especializados nessa área também.

 

Escolha do local
Antes de você escolher o local, você deve fazer uma boa pesquisa, para saber se é um bom local, você deve optar por locais com mais visibilidade, lugares espaçosos para poder atender todas as suas necessidades.

 

Observe qual o estilo de vida das pessoas que moram ali por perto, se tem um grande número casas com tenham animais de estimação. Enter outros fatores que você deve levar em consideração.