A maioria das pessoas malham para fins estéticos, seja para a busca do corpo perfeito, emagrecer ou ganhar massa muscular. Contudo, a musculação vai muito além disso. 


Este artigo de Harvard sintetiza os benefícios desses exercícios para a sua saúde. São eles:


Diminui o risco de desenvolver hipertensão e diabetes;
Reduz o risco de câncer de cólon e algumas outras formas de câncer;
Melhora humor e a saúde mental;
Mantém seus ossos fortes e articulações saudáveis;
Ajuda a ter um peso saudável. 

Quer descobrir mais benefícios da malhação? Então, continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Quais são os principais benefícios da musculação? 
Em suma, a malhação traz mais disposição, melhora a qualidade do sono e alivia sintomas de ansiedade e depressão. 


A seguir, explicaremos com mais detalhes todos esses pontos, veja: 

1. Melhora a qualidade do sono
Ter um sono de qualidade é fundamental para que o organismo funcione corretamente, e a musculação pode contribuir muito nesse quesito. 


Isso porque ela diminui o estresse e a ansiedade, que são fatores prejudiciais para um bom descanso. Ademais, a musculação causa cansaço físico, contribuindo para um sono mais profundo. 

2. Previne o diabetes
A musculação também pode ser uma grande aliada contra o diabetes, pois ela favorece a penetração da glicose nas células, evitando que ela se instale na corrente sanguínea. 


Pessoas com diabetes têm muita dificuldade de queimar a glicose e, ao praticar a musculação, o exercício induz a aceleração desse processo. 

3. Melhora a vida sexual
Ao mesmo tempo, a musculação ajuda a liberar a testosterona, principal hormônio sexual masculino - que também é encontrado em mulheres. 


Ele é fundamental para a manutenção da libido e outras funcionalidades relacionadas ao desempenho sexual. 

4. Auxilia a melhora da saúde cardiovascular
Quem pratica musculação geralmente pega muito peso, exigindo maior atuação do coração. Como assim? Explicamos: 


O coração é um órgão muscular, e dessa forma, ele responde ao treinamento que, por sua vez, fica mais resistente e saudável. 


Essa concentração muscular gera a vasodilatação e naturalmente auxilia no aumento do fluxo sanguíneo. 


Com isso, ocorre a diminuição da pressão arterial, contribuindo para a melhora da saúde cardiovascular.  

5. Alivia os sintomas da depressão
A endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem estar, também é liberada com a prática da musculação. Isso resulta em uma rotina com menos estresse, ansiedade e depressão. 

6. Melhorar a postura
Outra vantagem da musculação é que ela fortalece a musculatura que sustenta nossa coluna. Assim, melhora a postura e dores nessa região. 

7. Auxilia a queima de gordura
Quando é feita de maneira regular e intensa, a musculação contribui significativamente para a queima da gordura corporal e o aumento da massa muscular. 


Apesar de todos esses benefícios, ela não é uma atividade milagrosa. Para aproveitar as vantagens, é essencial ter cuidado com a alimentação, descanso para recuperação dos músculos e hidratação. 


Dessa maneira, você terá mais disposição e menos dores para praticar essa atividade no dia a dia.  

Como começar a fazer musculação? 
Agora que você já sabe os principais benefícios que a musculação pode trazer para a sua vida, chegou a hora de aprender como introduzir essa atividade na rotina. 


Aí vão algumas dicas de ouro: 


Passe pelo período de adaptação para evitar lesões. Músculos, ligamentos e tendões necessitam entre 4 a 8 semanas para se adaptarem ao estímulos de força;
Comece os treinos pelos aparelhos e as máquinas, que ajudam a guiar os movimentos, diminuindo assim as chances de erros de postura;
Dê preferência para os exercícios multiarticulares, que envolvem mais músculos em um só exercício. Assim, será possível gerar uma maior demanda energética e mais resultados;
Acerte a carga o peso ideal da sua carga para ter bons resultados. No entanto, essa não é uma tarefa fácil para um iniciante. Busque ajuda de profissional para que ele te ajude nesse processo;
Consuma os alimentos certos para a construção de novos tecidos, estoque e utilização de energia.Conte com o apoio de um nutricionista para que ele monte um cardápio de acordo com as suas necessidades. 

E, antes de finalizar este artigo, temos uma dica de ouro. Se a sua empresa oferece auxílio academia, aquele benefício que permite frequentar academias parceiras, aproveite a oportunidade e mexa-se. Sem dúvidas, é um ótimo motivo para obter as vantagens da musculação.