Você não precisa acessar um sistema para clínica médica para aprender quais as principais causas da insuficiência renal. Se você sofre desse problema, tem predisposição a tê-lo ou apenas começou a notar alguns dos seus sintomas, pode pesquisar para ver se as causas da situação se adequam ao seu dia a dia. Se sim, então pode ser que tenha chegado a hora de procurar um médico para ver esse problema.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas com disfunções renais, a maior parte delas sem identificar o problema e que só recebem o diagnóstico já em um estágio avançado, quando é muito mais difícil fazer um tratamento e os sintomas já são muito mais intensos do que o normal. Por isso, é vital entender quais as principais causas da insuficiência renal e começar a identificá-las em nosso dia a dia com antecedência, fazer as mudanças em nosso cotidiano e viver com mais saúde.

Quer saber quais são as principais causas da insuficiência renal? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que é a insuficiência renal?
A Insuficiência Renal é uma condição caracterizada pela incapacidade dos rins de filtrar o sangue do nosso organismo. O trabalho dos rins, aliás, é justamente eliminar as substâncias que afetam o nosso organismo, especialmente quando presentes em grandes concentrações no sangue. Um exemplo é o da ureia.

Quando isso acontece, os rins não são capazes de dar conta de filtrar o sangue e o nosso corpo começa a ficar doente, sofrendo vários problemas com isso. De certa forma, a insuficiência renal é um elemento que dá origem a vários outros problemas, uma vez que mantém nosso sangue com alta concentração de elementos negativos.

No geral, existem duas principais formas da insuficiência renal. São elas:

●     aguda: com uma rápida redução da função renal. Em um dia a pessoa está bem, pouco tempo depois já notam-se os sintomas;

●     crônica, quando a perda das funções é gradual, os sintomas são progressivos e, normalmente, mais duradouros.

A insuficiência aguda tem cura através de um tratamento específico, já a crônica só é resolvida através de um transplante de rim.

Quais os seus sintomas?
Se você não sabe se está sofrendo de insuficiência renal ou não, é importante ficar de olho nos sintomas dessa condição para ver se alguma coisa desperta a sua atenção. Veja abaixo alguns dos sintomas mais comuns que podem aparecer em seu corpo:

●     Pressão alta;

●     Inchaço nas pernas e nos pés;

●     Perda de apetite;

●     Cãibras pelo corpo;

●     Pequenos caroços na pele;

●     Febre acima dos 39 graus;

●     Tremor;

●     Formigamento;

●     Pouca urina (e, quando tem, ela é cor amarela escura, com cheiro forte e produzindo espuma);

●     Muito cansaço;

●     Falta de ar;

●     Dor nas costas (especialmente na parte de baixo);

●     Náuseas e vômitos.

Quais são as principais causas da insuficiência renal?
Se você notou alguns dos sintomas acima no seu dia a dia, a causa pode ser a insuficiência renal. Mas o que será que deu origem a esse problema? Confira a seguir algumas possíveis explicações!

●     Pouco sangue no rim: seja por causa da desidratação, mau funcionamento ou pressão baixa, o rim recebeu pouco sangue para fazer seu trabalho;

●     Lesões: pedras nos rins e outros elementos podem causar lesões que impedem o funcionamento dos rins;

●     Interrupção da passagem da urina: por causa de aumento da próstata ou outros fatores;

●     Infecção de bactérias no rim: elas podem diminuir a capacidade dos órgãos;

●     Doença policística renal: cistos aparecem no rim e prejudicam seu funcionamento;

●     Excesso de medicamentos e suplementos proteicos: eles afetam o rim.

Deu para ver que as causas da insuficiência renal nunca são coisas simples, que você pode simplesmente arrumar de um dia para o outro (talvez o excesso de suplementos proteicos no seu dia a dia). Por isso, é vital identificar a situação cedo para agir e resolvê-la.

Quais os tratamentos?
O tratamento para a insuficiência renal depende muito do tipo da doença e da sua intensidade. No caso da insuficiência crônica, não existem muitas opções de tratamento: o que se faz é uma hemodiálise para limpeza constante até a oportunidade de um transplante de rins aparecer.

Já no caso da insuficiência aguda, o tratamento pode ser passado por um nefrologista ou por um nutricionista, sendo caracterizado pelo uso de remédios anti-hipertensivos e diuréticos, além de uma alimentação especializada para prevenir a sobrecarga do rim.

O tratamento exato dependerá de cada caso e de cada organismo. Por isso, só um profissional pode receitá-lo.

Agora que você já sabe quais são as principais causas da insuficiência renal, sua origem, sintomas e tratamentos, é hora de colocar essa informação em prática no seu dia a dia e, assim, prevenir que esse problema aconteça em sua vida. Lembre-se de que os seus rins sempre precisam de bastante hidratação, pois a água é um elemento importante para o seu trabalho no corpo.

Gostou do texto? Compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também vejam esse material!