Apesar de ter causas variadas, uma mudança de hábitos pode diminuir a dificuldade em pegar no sono.


A dificuldade em pegar no sono pode ter diferentes causas, desde maus hábitos próximos ao horário de se deitar até questões mais sérias, como a ansiedade. Além disso, a escolha da roupa inadequada, diferente de um pijama confortável, também faz com que você demore a entrar no mundo dos sonhos.


No entanto, é possível resolver a questão sem a necessidade de medicamentos, mas saiba que será preciso alterar um pouco a sua rotina, principalmente durante a noite. Confira mais detalhes!

O que causa a insônia
A causa mais comum da insônia envolve fatores psicológicos, relacionados ao estresse, à ansiedade e às expectativas. Ademais, pode ter relação com dores no corpo e com doenças respiratórias.


Quando o problema é frequente, o ideal é buscar ajuda médica para ser possível identificar a causa e tratá-la. Por exemplo, para pensamentos acelerados e para estresse, além da visita ao psicólogo, é indicado se exercitar diariamente. Já para doenças respiratórias, é preciso cuidar delas a fim de dormir melhor.

Como combater a insônia
Depois de conhecer um pouco sobre as principais causas da insônia, veja o que você pode fazer para combatê-la:

Tenha horário fixo para dormir e para acordar
O sono regrado tende a ser de mais qualidade. Procure manter um horário fixo para acordar e para dormir. Por exemplo, levante todos os dias às 8h e vá se deitar, no máximo, à meia-noite. A ideia é descansar ao menos 8h.

Evite os eletrônicos perto da hora de deitar
Por mais que os smartphones e os tablets modernos venham com a opção noturna e proteção contra luz azul, não é indicado mexer neles perto da hora de dormir. Assim, você pode estipular a regra de deixar os aparelhos quietos ao menos uma hora antes de se deitar.

Pratique algum exercício físico
Os exercícios físicos ajudam na produção de serotonina, um hormônio essencial para melhorar a qualidade do sono. Pense em uma atividade da qual você gosta e a inclua em sua rotina. Vale caminhar, correr, andar de patins, bicicleta ou ir à academia. Só evite atividades mais pesadas no período da noite.

Aposte nas atividades relaxantes durante a noite
Após as 19h, evite atividades muito estimulantes. A ideia é relaxar e preparar o cérebro para a hora de dormir. Assista à TV (mas não até muito tarde), leia, ouça músicas calmas, medite. Fuja de tudo que vá exigir muito do seu pensamento, ainda mais se você é uma pessoa ansiosa.

Tome chás calmantes
Os chás são ótimos aliados de quem tem dificuldade para pegar no sono. A dica é apostar nos sabores que ajudam a acalmar, como camomila, melissa, maracujá, erva-doce e erva-cidreira. Prepare a infusão e tome, no jantar, 1 a 2 xícaras. Só evite beber os chás perto da hora de deitar, pois eles são diuréticos. 

Não tome cafeína após as 18h
Café, chocolate, chá-preto… Esses são alguns exemplos de bebidas que podem ter cafeína. Fuja deles após as 18h, pois a substância estimula o cérebro e o mantém ativo.  Se você tem dificuldade para se manter acordado, tome uma xícara de café pela manhã, depois alterne com outras bebidas sem cafeína.

Evite os cochilos durante o dia
Quando você tem dificuldade de pegar no sono, precisa evitar os cochilos fora do horário. Por mais cansado que esteja, evite dormir ou, se não tiver alternativa, aposte em poucos minutos. Com o tempo, você consegue educar seu corpo a descansar à noite, e não em outro período.

Cuide do ambiente onde dorme
Um espaço desconfortável também contribui para a dificuldade em mergulhar no mundo dos sonhos. Procure apostar em um bom colchão, em travesseiros confortáveis para a posição em que costuma dormir, em pijamas e em cobertas adequadas. Ademais, deixe o ambiente mais escuro, haja vista que a luz dificulta o descanso.