Vendas prometem ser maiores do que em 2021

Pela primeira vez na história, a Black Friday vai acontecer durante a Copa do Mundo. Isso se deve à data da disputa mundial que, por ser em um país de clima muito quente, será no final do ano. Já a data de promoções seguirá o calendário tradicional e, portanto, na última sexta-feira de novembro (25/11). 

Por conta dessa diferença, o Google encomendou uma pesquisa para saber sobre as expectativas de compras. Afinal, os brasileiros estão mais ou menos dispostos a adquirirem algo na Black Friday deste ano? O levantamento apontou que 71% estão dispostos a comprar. 

Expectativas estão mais altas

Em 2021, a mesma pesquisa, realizada para medir o termômetro das possíveis compras na Black Friday, apontou que 55% dos consumidores estavam querendo gastar. Mesmo que a economia ainda não tenha se recuperado por completo, e muitos estejam com o orçamento apertado, a expectativa é que o mercado consiga bons números este ano. 

O levantamento descobriu ainda que o brasileiro continua interessado nas compras on-line. Embora já seja possível ir até as lojas, ao contrário do começo da pandemia, as vantagens dos canais digitais seguem sendo interessantes para a maior. Cerca de 72% responderam que compraram algo pela internet nos últimos seis meses. Isso significa que as compras virtuais devem continuar representando boa parte da Black Friday. 

A diferença deste ano é que outros produtos podem ser mais consumidos, por conta da Copa do Mundo. É esperado que artigos como camisetas, alimentos e bebidas sejam mais buscados do que em outras edições. 

A pesquisa do Google revelou ainda que os brasileiros pretendem comprar artigos de cinco categorias. A mais cobiçada é a de roupas e acessórios (47%), seguida por livros e itens de papelaria (43%), calçados (38%), celulares (36%) e eletroportáteis (33%). Por conta da proximidade com o Natal, é possível que uma parte dos compradores já esteja se preparando para a troca de presentes.

Segmentos já lançaram promoções

Apesar de a Black Friday ser apenas em novembro, faz algum tempo que o mercado brasileiro estende a data para atrair mais consumidores. Este 2022 não está sendo diferente. Grandes redes prometem fazer o Black November ou, pelo menos, a última semana do mês que vem com promoções. 

Além de redes que vendem vestuários, livros e eletroeletrônicos, atualmente, praticamente todos os setores aproveitam a data para fazer ofertas. Até mesmo empresas de materiais de construção têm realizado promoções para os consumidores que estão construindo e reformando. 

Como a Black Friday coincidirá com a Copa do Mundo - e boa parte das pessoas gosta de reunir a família para ver os jogos - a expectativa é grande para os descontos nos mercados. No ano passado, por exemplo, as "Black Friday Atacadão ofertas" já contemplavam carnes e bebidas alcoólicas. Este ano é provável que a rede faça o mesmo. 

Por esse motivo, é importante que o consumidor fique de olho nos canais de comunicação para saber quais mercados estão com ofertas. Muitas vezes, as empresas aproveitam a data também para se desfazer de algum produto que não está sendo tão vendido, o que pode ser uma oportunidade para muitos clientes. 

Diante das intenções de compra dos brasileiros, a expectativa para os comerciantes é que haja um aumento nas vendas. Porém, como a maior parte dos consumidores ainda lida com um orçamento menor, é possível que os gastos por pessoa não sejam tão altos. Em todo o caso, o fato de a data cair junto com a competição mundial de futebol pode impulsionar vendas de alimentos, bebidas e artigos esportivos, mudando um pouco o padrão das compras.