Em mais de 100 pesquisas realizadas nos 26 estados e no Distrito Federal, as previsões só não se confirmaram em três unidades federativas

Com 27 anos de história, o Instituto Veritá, com sede em Uberlândia-MG, realizou mais de 100 pesquisas no 1º turno das eleições 2022. Foram aproximadamente 170 mil entrevistados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além das pesquisas de intenções de votos para presidente da República, o Instituto também fez previsões para governadores e senadores e deputados e acertou mais de 90% dos resultados oficiais.

Diferente de outros institutos brasileiros, com renome nacional, que apresentaram pesquisas com grandes diferenças dos índices entre os candidatos, especialmente os presidenciáveis, o Instituto Veritá cravou muitos resultados. Nas cinco pesquisas realizadas para presidente da República, entre agosto e outubro, o acompanhamento do cenário permitiu a constatação de um segundo turno, o que acabou se confirmando após as apurações no dia 2 de outubro.

Segundo o diretor do Instituto Veritá, Adriano Silvoni, na última pesquisa de intenção de votos realizada no dia 1º de outubro, com a campanha em nível nacional sobre o voto útil, verificou-se uma migração dos votos da esquerda para o candidato Lula. Nas previsões, Bolsonaro aparecia com 44,10% das intenções de votos e Lula com 42,8%. O resultado final foi 43,20% para Bolsonaro e 48,4% para Lula. Os outros candidatos somavam 13,10% e no resultado final deu 8,4%.

Adriano Silvoni destaca o compromisso e a ética do Veritá, sempre prezando por fazer um trabalho voltado para o povo, sem ligações com a grande mídia ou para atender interesses próprios e de terceiros. Por isso, ele adianta que já se prepara para fazer as pesquisas de intenção de votos para o 2º turno para presidente da República, em nível nacional, e também para governador nos 12 estados que não elegeram seus representantes no dia 2 e terão que voltar às urnas em 30 de outubro.

Estados

Nas pesquisas de intenção de votos para governador nas 27 unidades federativas do Brasil, o Instituto Veritá não acertou o resultado em três estados. Na Bahia, não acertou o primeiro colocado ao cargo. Porém, as pesquisas mostravam a queda do candidato ACM Neto e a ascensão do candidato Jerônimo, que ganhou a disputa.

Em Rondônia, os percentuais ficaram dentro da margem de erro. Marcos Rogério tinha 36,9% e o Coronel Marcos Rocha, 36,4%. Os resultados oficiais foram 37,5% para Marcos Rogério e 38,88% para o Coronel Marcos Rocha.

No Piauí foram feitas duas pesquisas e ambas mostravam empate técnico entre o primeiro e segundo colocados, Silvio Mendes e Rafael Fonteles. Porém, os votos dos candidatos que ocupavam a terceira e quarta posição não foram contabilizados nas urnas e isso explica a votação maior de um candidato divergindo da pesquisa que não só estavam empatados, mas havia trocas de posições entre uma e outra pesquisa.

Senado

 Para as 27 cadeiras do Senado, apenas cinco: Amazonas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará e Sergipe tiveram mudanças de posições, de acordo com as pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Veritá. Mas, em todos estes estados foram constatadas as movimentações de queda e ascensão entre um candidato e outro.

CPI dos Institutos

Em relação a discussão no Congresso e Senado sobre a instalação da CPI dos Institutos de Pesquisa, o diretor do Veritá, Adriano Silvoni, disse ser a favor e ressalta que o compromisso e a ética que pautam o trabalho realizado pela empresa garantem os resultados conquistados ao longo dos 27 anos de atuação. “Houve uma avalanche de novos institutos e empresas abertas no segmento de pesquisa nestas eleições, sem qualquer critério estatístico. Vimos muitas pesquisas divulgadas com índices absurdos em relação ao que realmente foi apurado nas urnas. O Instituto Veritá trabalha pensando no eleitor, sem vínculo com a grande mídia ou focado em interesses próprios ou de terceiros”, ressaltou.

Conheça mais do Instituto Veritá:

Site: https://www.institutoverita.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/institutoverita/

Facebook: https://www.facebook.com/institutoverita

Whatsapp: (34) 99818-2777

Endereço: R. Felisberto Carrejo, 1002 – Tabajaras, Uberlândia – MG, 38400-204