Você já experimentou um chimarrão? Muito popular no Sul do Brasil e em países vizinhos, como o Uruguai, o Paraguai e a Argentina, o mate, como essa bebida também é conhecida, reúne muitos fãs dentro e fora dessas regiões. 


Para que a sua bebida fique perfeita, existem alguns passos importantes que devem ser seguidos. Dentre eles, o mais conhecido é escolher o tipo de erva de chimarrão, característica que pode definir se o seu mate será mais suave ou forte. Mas, um ponto igualmente importante é a cuia de chimarrão. 


No mercado, você pode encontrar vários tipos de cuia de chimarrão. Alguns modelos são mais rústicos, que lembram os famosos porongos, fruto do qual eram feitas as mais tradicionais cuias de chimarrão, e outros mais modernos, envolvendo personagens da cultura Pop ou com cores e formatos mais descontraídos e que podem ser feitos com porcelana, por exemplo. 


Existem três pontos que auxiliam, e muito, na hora de aprender a como escolher uma boa cuia de chimarrão. Quer aprender quais são? Então, continue com a gente!

Preste atenção no tamanho
Sim, precisamos ficar atentos com o tamanho da cuia. Afinal de contas, ele definirá a quantidade de erva que você preparará por porção. Você poderá usar essa cuia, por exemplo, para uma roda de chimarrão, ocasião em que é interessante usar um instrumento menor, já que, para passá-lo para frente, a pessoa precisa tomar todo o seu conteúdo. 


Por isso, a melhor escolha é uma cuia de chimarrão pequena ou média, já que uma grande pode acabar empacando a sua roda de mate.  

Escolha um bom material
Como falamos anteriormente, as tradicionais cuias de chimarrão são feitas com o porongo, um fruto não comestível com um formato cheio de curvas. Entretanto, muitos fanáticos pela bebida descobrem que este material pode requerer cuidados diários, evitando que o fruto mofe. Portanto, se você deseja uma cuia mais simples e fácil de limpar e armazenar, o porongo pode não ser a matéria prima mais indicada para você.


Outros exemplos do que não comprar são as cuias de vidro e de porcelana, que, além de frágeis, podem transferir o calor do líquido para a sua mão, causando leves queimaduras. 


Uma boa opção são as cuias de aço inoxidável, que não deixam gosto residual e são mais resistentes contra as ações humanas e desgaste do tempo. 

Cheque a ação térmica
Por último, mas não menos importante, confira se o material escolhido por você ou a cuia em particular possui uma ação térmica efetiva. Ou seja, precisamos ter certeza de que o utensílio irá manter a temperatura do seu chimarrão por mais tempo.


Você sabe que imprevistos podem acontecer, certo? Então, caso você precise parar de tomar o seu chimarrão, precisamos evitar que o mesmo fique gelado, já que mate gelado é tererê! 


Algumas cuias no mercado possuem dupla camada de aço e, até mesmo, vedação a vácuo. Isso pode ajudar a manter a temperatura da sua bebida por muito mais tempo. 


Este conteúdo clareou a sua mente sobre como comprar a cuia de chimarrão perfeita? Agora, basta adquirir os outros componentes do seu kit chimarrão e chamar os seus amigos para uma roda de mate! 

 


cuia de chimarrão       14.800

cuia de chimarrão pequena      260

tipos de cuia de chimarrão      140

como escolher uma boa cuia de chimarrão    10

chimarrão        74k

kit chimarrão        6,6k

erva de chimarrão       1,9k

roda de chimarrão       480