Extremamente versátil e funcional, sem falar no visual refinado, não é à toa que o blazer está bombando no guarda-roupa masculino há mais de 100 anos. Localizada, em grande estilo, em algum lugar entre a jaqueta do terno e uma jaqueta casual, esta peça consegue lidar com diferentes situações de vestuário.

Aprenda algumas dicas de ouro que vão te ensinar como usar um blazer impecável e te manter longe de combinações e erros de combinação. Primeiro, invista em um blazer de qualidade, feito sob medida, que você pode usar com diversas variantes de calça guarda-roupa.

Além da diversidade de calças com as quais se integra naturalmente, o blazer pode ser combinado com diferentes modelos de gravatas, desde as de cores fortes até variantes com estampa paisley, listras ou xadrezes.

Existem dois tipos de blazers: estilo americano e estilo inglês
Blazer Sul americano
Este modelo de blazer é bastante semelhante ao casaco do fato, com fecho de dois botões, tem uma fenda ao centro, nas costas, lapelas entalhadas e bolsos com aba ou apliques.

O blazer inglês
Diferente do blazer americano, que tem um corte mais descontraído, esse tipo de blazer segue a linha do corpo, com destaque para os ombros, peito e cintura. A variante de duas fileiras dos botões tem duas fendas nas costas, lapelas afiadas e três botões.

Como usar blazer?
O blazer americano pode ser mais facilmente integrado aos looks, devido à sua versatilidade, mas o blazer inglês vem com um corte que define mais facilmente um cavalheiro. Independente do estilo, escolha o modelo de acordo com sua estrutura corporal e sua personalidade.

Por exemplo, um blazer clássico de dois botões azul marinho com bolsos justos e lapelas entalhadas pode ser usado em roupas formais e casuais. Combine-o com uma camisa xadrez fina para um equilíbrio de cores e adicione uma gravata e um lenço em cores contrastantes, mas certifique-se de que os dois acessórios sejam diferentes.

O lenço vai quebrar a monotonia do blazer marinho maciço do blazer. Se você não tiver certeza sobre as regras de correspondência, poderá apostar em um lenço branco clássico, que não pode ser integrado incorretamente.

Quanto à calça, nunca na cor do blazer. Como eu disse antes, o blazer pode ser usado com vários pares de calças que você já tem. No caso do blazer marinho, uma calça cinza ou cáqui entrará em perfeita harmonia.

No entanto, use os cáqui durante as estações quentes e as cinzas durante o inverno. Para looks de dia requintados, você pode optar por blazers xadrez ou terrosos.

Com suéter e calça
Escolha um blazer xadrez ou com uma textura especial, como lã pura, e use-o com uma roupa em camadas, por cima de uma camisa oxford e um suéter bege ou marrom.

Se optar por um blazer azul marinho, pode optar por um suéter listrado, no mesmo estilo. Adicione um par de calças chino cáqui ou bege, adequadas para roupas de lazer e complete com sapato semi social ou derby.

Com mala e calça de lã
Mesmo na estação fria, o blazer é uma opção. Use um de cor escura sobre uma mala em tons neutros e chino ou escolha um suéter texturizado no pescoço e calças de tweed. Para levar o look para a zona inteligente, escolha um par de sapatos brogue de oxblood ou um par de botas derby cor de chocolate.

Vestindo uma camiseta e jeans
Porque a sua versatilidade o permite, o blazer pode ser integrado num elegante outfit casual. Escolha um modelo não estruturado e use-o por cima de uma t-shirt simples, na base do pescoço, branca ou preta (dependendo da hora do dia), juntamente com umas calças de ganga clássicas e tênis de camurça ou mocassins.