Anda se perguntando sobre como preparar o quarto do bebê antes da saída da maternidade? Não há como negar que essa é uma das dúvidas mais comuns, ainda mais para aquelas que são mães de primeira viagem.

Se é o seu caso, é ainda mais comum que tenha esse tipo de receio ou até uma certa insegurança, por achar que não está completamente preparada.

Então, se você quer entender um pouco melhor sobre como preparar o quarto do bebê antes da saída da maternidade, basta conferir os tópicos seguintes.

O que é a saída da maternidade?
Em suma, a saída da maternidade nada mais é que o período de tempo após o nascimento de um bebê, durante o qual a mãe e o bebê saem da instituição de saúde onde o parto ocorreu e retornam para casa.

No entanto, durante esse período, a mãe pode continuar a receber cuidados médicos e orientações sobre cuidados com o bebê, além de acompanhamento psicológico e apoio emocional.

Além do mais, é nesse momento que tanto a mãe quanto o recém-nascido utilizam uma roupa mais especial.

Inclusive, nesse momento, pode ser interessante que você descubra como deixar se destacar na saída da maternidade com os enxovais Doroteia Baby, de modo que o momento se torne ainda mais especial.

É fundamental que a mãe esteja preparada para cuidar do bebê e saiba como lidar com as tarefas diárias tais como:

Amamentação;
Troca de fraldas;
Banho etc.
Fora isso, a mulher também precisa estar ciente de todas as etapas de desenvolvimento do bebê, para ter a certeza de que está tudo bem com ele.

O ideal é que a mãe e o bebê retornem ao médico para uma revisão. Na grande maioria das vezes, isso acontece entre seis e oito semanas após o parto.

Isso é importante para poder garantir que tudo esteja evoluindo de forma saudável.

Devemos destacar ainda que a saída maternidade não é somente sobre cuidar do bebê. Há várias outras coisas nesse processo.

Na verdade, também é um momento de adaptação para toda a família. Por essa razão que acaba sendo importante saber como preparar o quarto do bebê antes da saída da maternidade.

Como preparar o quarto do bebê antes da saída da maternidade?
A princípio, pode até parecer um bicho de sete cabeças preparar o quarto do bebê antes da saída da maternidade.

No entanto, tendo algumas dicas, esse processo se torna muito mais simples. Então, dentre algumas formas de fazer isso, podemos mencionar as seguintes:

1. Escolha um local tranquilo e seguro para o berço do bebê
É de grande importância que o berço esteja longe de janelas e correntes de ar, e que esteja em uma área com boa ventilação.

2. Certifique-se de que o berço do bebê é seguro e atende às normas de segurança
Verifique se as grades estão bem fixadas e que as barras do berço não estão muito distantes umas das outras.

3. Prepare um espaço para trocar as fraldas do bebê
Isso pode incluir um trocador, toalhas e fraldas. Tenha certeza de que tudo esteja à mão e fácil de alcançar.

Além do mais, sempre procure selecionar todos os itens necessários para cuidar do bebê, tais como:

Roupas;
Toalhas;
Fraldas;
Cremes;
Produtos de limpeza etc.
Antes de ir ao hospital para ter o neném, procure averiguar se de fato tem tudo o que precisa para quando for sair da maternidade.

4. Faça um espaço para amamentação
Uma poltrona ou cadeira confortável com almofadas e uma mesa lateral para colocar os itens necessários para amamentar irá trazer muito mais comodidade.

5. Limpeza do ambiente
É essencial, para a saúde do bebê, que o quarto esteja devidamente limpo e organizado antes da sua chegada.

Mesmo porque, dessa forma, irá ajudar a mantê-lo limpo e seguro durante a sua estadia.