Seja em ambiente home office ou dentro de um escritório, às vezes é impossível evitar que um ambiente seja barulhento e até mesmo atrapalhe o foco ou a produtividade durante o dia-a-dia no trabalho. Ambientes de trabalho como call centers, por exemplo o call center Vicoa Brasil, podem ser muito cheios de barulho a todo momento. Afinal, muitos serviços prestados dentro de empresas são até mesmo sobre o barulho em si, não há como uma empresa de call center, por exemplo, evitar que haja um ambiente de trabalho com vários sons a todo momento.

Portanto, cada caso pode ser diferente e muitas vezes tudo depende das habilidades de foco do profissional e de um ótimo treinamento delas para obter melhores resultados dentro de ambientes de trabalho como esses. É preciso considerar que existem, atualmente, muitas formas de trabalhar e, por isso, cada opção pode ter uma solução diferente para melhorar a produtividade mesmo com um ambiente cheio de barulho.

Sendo assim, qual a real resposta para quem busca a solução para manter seu foco no trabalho em ambientes muito barulhentos? A resposta mais curta é possuir disciplina e habilidades de foco excepcionais, porém há muitos outros fatores e dicas que podem ser aplicadas durante o horário de trabalho. Isso não vale apenas para colaboradores, mas também para a equipe gestora que pretende aumentar a produtividade de seus funcionários.

Como manter o foco no trabalho home office?
O trabalho por meio de home office, ou seja, remoto, com uma equipe espalhada por várias partes de uma mesma cidade ou até mesmo de um mesmo estado, país ou até pelo mundo, é um tipo de trabalho que ganha cada vez mais força. Em especial nos meios digitais e de setores como marketing, desenvolvimento, gestão e outros que podem ser feitos de forma remota com facilidade utilizando a internet como sua forma principal de contato entre a equipe.

Quem nunca trabalhou dessa maneira pode assumir que não existem obstáculos quanto a ambientes barulhentos, já que o home office oferece maior liberdade para fazer o que deseja da melhor forma que o colaborador quiser. Porém, em modelo remoto de trabalho, o maior vilão pode ser a própria casa do colaborador. Parentes, família, animais de estimação, crianças e até a vizinhança podem ser barulhentos, o que retira o foco do colaborador ao tentar cumprir suas tarefas.

Em casos como esse, o ideal é deixar claro que o trabalho feito remotamente continua sendo um trabalho correto e sério, portanto é preciso que o restante das pessoas presentes dentro de casa evitem entrar no cômodo de escolha para o profissional realizar suas tarefas diárias da melhor forma, além disso é preciso pedir silêncio ao estar presente perto da mesma sala.

Também é preciso mencionar que nesse modelo de trabalho existem várias liberdades e uma delas é o investimento em fones de ouvido. Já que não existem problemas com isso, um colaborador pode investir em fones de ouvido para bloquear o som fora de seu ambiente de trabalho de escolha.

Como manter o foco dentro de um escritório aberto?
Um dos tipos mais comuns de escritórios atualmente são os escritórios abertos, já que visam oferecer uma relação mais aproximada, amigável e real entre todos os colaboradores. Dessa forma, o trabalho presencial pode se tornar muito mais agradável, porém vale notar que um escritório aberto também pode ser muito barulhento, já que os sons não são parados por uma parede e continuam viajando pelo ar do local aberto.

Isso pode causar uma impressão no colaborador, fazendo com que os sons pareçam ser muito mais altos que o normal. Investir em fones de ouvido, nesse caso, pode ser uma opção, contanto que esses não atrapalhem em sua produtividade e que seus supervisores concordem com o uso em ambiente de trabalho.

Mudar de ambiente pode também ser uma opção, ficar em um canto que possa oferecer um maior foco, que seja mais privado e que facilite no momento da realização de atividades é ideal para o sucesso do colaborador, mas também para o da empresa.

Como pedir silêncio dentro do ambiente de trabalho?
Muitos se sentem desconcertados ao reparar que estão perdendo foco por conta de conversas em excesso ou outros sons altos o dia todo. Porém, não é uma boa opção trazer o assunto para o gestor ou supervisor de maneira rude. A melhor opção para pedir silêncio é explicar logo de cara que o ambiente de trabalho ideal de um indivíduo é composto por certos fatores e que o silêncio é um deles, portanto o indivíduo em si precisa ter uma ajuda exterior oferecida pela gestão para lidar com o problema.

Porém, caso isso seja a opinião de muitas pessoas dentro da empresa e caso haja uma decaída repentina de produtividade, a gestão deve lidar com o caso de forma geral e ter uma conversa séria com sua equipe.