Durante a faculdade, entramos em contato com vários tipos de textos, sendo que um deles é a resenha temática. Esse tipo de produção é um importante exercício de análise e reflexão sobre diversos assuntos. 

A resenha é um gênero textual caracterizado por reunir as principais informações sobre uma obra - que pode ser um livro, um filme, uma série e até mesmo uma peça de teatro.

Os alunos do ensino superior geralmente precisam entregar resenha crítica pronta em diferentes disciplinas do curso. Neste caso, o texto precisa apresentar um resumo da obra lida, seguido por uma análise crítica. Contudo, esta não é a única opção de trabalho para o resenhista. 

Existem outras formas de produzir uma resenha, como é o caso da resenha temática. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre este tipo de texto e suas características. Além disso, explicamos o passo a passo da produção.  

Ainda não entendeu como é uma resenha temática? Vamos explicar com um exemplo prático. 

O que é resenha temática?

A resenha temática é um tipo de texto que tem como objetivo analisar um único tema. Portanto, o resenhista tem liberdade para consultar diferentes obras e autores, que tratam do mesmo assunto, para produzir o seu texto. 

Neste tipo de texto, um tema é colocado em discussão. O resenhista pode assumir um posicionamento sobre o assunto, desde que use as ideias e contribuições de outros autores como embasamento. 

A resenha temática aparece com frequência no âmbito acadêmico, mas geralmente na forma de outros trabalhos. Isso inclui artigos científicos, monografias, projetos experimentais, dissertações e teses.

Sendo assim, produzir uma resenha temática é uma forma de treinar para a escrita do tão esperado trabalho de conclusão de curso. 

Maria é estudante de Administração de Empresas. Ela precisa produzir uma resenha temática sobre o Marketing Digital de Pequenas Empresas. Portanto, para embasar a sua discussão, ela pode consultar autores como Philip Kotler, Henry Jenkins e Raquel Recuero. A ideia é colocar estes grandes nomes para dialogar ao longo dos parágrafos. 

Características

A resenha temática é aquela que fala sobre vários textos que abordam o mesmo tema. A produção textual pode ter diferentes objetivos. São eles:

Apresentar a evolução de um determinado conceito;
Apresentar posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto;
Analisar as obras temáticas de um mesmo autor;
Mostrar as diferentes visões de um mesmo fenômeno. 
Como fazer resenha temática corretamente
Veja o passo a passo de como fazer:

1 - Dê um título para a resenha
Toda resenha temática precisa de um bom título. Caso você não saiba como escrever, considere colocar o objetivo resumido e o assunto do texto. 

2 - Faça leituras com atenção

Encontre trabalhos que falam sobre o tema estudado. Para isso, verifique na biblioteca da universidade, nos repositórios digitais e bases de dados confiáveis. Em caso de dúvidas, peça indicações para o professor. 

Textos teóricos são densos e, muitas vezes, difíceis de compreender. Por este motivo é recomendado ler cada parágrafo com atenção e reler se for necessário. Caso não saiba o significado de alguma palavra, consulte o dicionário online de português. Assim, fica mais fácil compreender a mensagem em sua totalidade.

3 - Produza fichas de leituras 
Depois de ler cada obra, produza um fichamento com base nas marcações e anotações. Assim, você consegue organizar as principais ideias de cada obra com mais facilidade.

4 - Considere uma ordem lógica
Na hora de analisar um tema a partir da perspectiva de diferentes autores, considere adotar uma ordem lógica para facilitar a compreensão do leitor.

As análises temáticas podem ser organizadas, por exemplo, a partir de uma ordem cronológica. Isso consegue colocar em evidência a evolução do conhecimento sobre um determinado assunto.

5 - Hora de escrever
Antes de iniciar a escrita da resenha temática, é muito importante ter em mente a estrutura deste tipo de texto. 

Primeiro parágrafo: Justifique a importância do seu tema para a área do conhecimento ou sociedade.Além disso, apresente o objetivo do texto.
Segundo parágrafo: Fale sobre o primeiro texto selecionado. Você também pode usar esta parte para estabelecer relação entre duas obras analisadas.
Terceiro e quarto parágrafo: Evidencie o enfoque científico. Você pode explicar melhor a abordagem de cada obra analisada. 
Quinto parágrafo: depois de apresentar uma análise de todos os textos consultados e colocar os autores para dialogar, é necessário elaborar uma conclusão, sem perder de vista o objetivo do trabalho. 
6 - Inclua as referências bibliográficas
Toda vez que você mencionar um autor na resenha, é necessário incluir o ano de publicação da obra entre parênteses, logo após o nome. Além disso, preocupe-se em produzir a lista de referências bibliográficas conforme as normas da ABNT.

Por fim, tenha em mente que produzir resenhas temáticas é uma ótima forma de exercitar a escrita científica. Assim, você aumenta as suas chances de entrar em um bom programa de pós-graduação e até mesmo estudar no exterior.