É perceptível, nos dias atuais, a importância que o marketing tem no mercado de trabalho.


O comerciante que possui domínio sobre o marketing, certamente será aquele que conseguirá alcançar maior êxito em seu negócio. 


O marketing não se baseia em apenas vender o produto, mas sim em diversas classes do conhecimento relacionadas a posicionamento, conquista de clientes, entrega de valor para seus públicos e, como consequência, gerar lucro.

Entendendo o conceito de marketing
Marketing pode ser definido como um aglomerado de métodos e técnicas relacionados ao estudo do mercado e de suas necessidades.


Em outras palavras, o marketing é uma área que possui seu foco voltado para a geração de valores sobre um determinado produto ou sobre uma marca, objetivando conquistar a fidelidade dos clientes.


Vale destacar que, mesmo sendo resumido em “suprir necessidades gerando lucro”, o marketing também pode ser utilizado por organizações que não visam o lucro, como instituições e ONGs, por exemplo.


Nessas ocasiões, o retorno é de outra forma, como, por exemplo, com a geração de engajamento ou fortalecimento da marca.

Objetivos do Marketing 
Além da venda de produtos, o marketing tem outras finalidades e pode ser muito mais abrangente. Confira abaixo algumas das diversas finalidades:

Vender mais
De fato essa é a principal finalidade do marketing. O seu papel aqui é instruir as estratégias para a empresa, para que elas atendam aos desejos de seus clientes e aumente as chances de venda;

Dedicação aos clientes
Ter uma relação próxima com o cliente é fundamental. Dessa maneira, além de compras outras vezes, o cliente não irá se esquecer da sua marca.

Alta na visibilidade
O marketing pode auxiliar também no aumento da visibilidade da marca e dos produtos, Aqui, basta que as estratégias se foquem nas pessoas certas, que são as que têm mais chances de se tornarem clientes.

Gerenciamento de uma marca
Para que os clientes absorvam a imagem da marca, é necessário deixar seus valores perceptíveis através das estratégias de marketing, por exemplo, em peças publicitárias.

Construção de boas relações
Marketing também está diretamente ligado a relacionamentos. Quanto maior for a relação de uma empresa com seu público, melhor será o fortalecimento para sua marca.


Além disso, a fidelização do cliente e as vendas são decorrentes desse fator.

Engajamento dos colaboradores
Ponto importante também dentro das estratégias de marketing, visto que, engajando o público interno, o trabalho ocorre de maneira mais harmônica.

O marketing relacionado a venda de carros 
Há alguns anos atrás, quando as pessoas pretendiam trocar de carro, bastava que olhassem os itens classificados dos jornais e pronto, já sabiam qual carro iria comprar.


Entretanto, com o marketing digital, novas ideias começaram a surgir e, muitas das concessionárias já contam com estratégias ativas. 


Por outro lado, ainda existe dúvida de quais caminhos seguir para promover o marketing para as lojas de carros e, consequentemente, aumentar as vendas. Confira abaixo algumas dicas:

Obtenção de informação dos potenciais clientes
Antes de tomar qualquer atitude, é necessário saber com quem você vai se comunicar, por isso, é importante entender o seu consumidor.

Utilização do e-mail marketing
Uma das formas mais fáceis de chegar até o cliente é através do e-mail, divulgando, por exemplo, as principais novidades.

Utilização das redes sociais
Em muitos casos, o cliente não sabe o que ele quer, até que você mostre pra ele. Nesse caso, as redes sociais cumprem um importante papel, contando com anúncios direcionados a determinado público.

Destinação de um profissional para determinado trabalho
É importante ter um profissional para fazer o relacionamento com os clientes através das redes sociais e que fique responsável por intermediar o processo de venda.

Além disso, é importante também estabelecer diferentes funções para diferentes empregados, visando a otimização de tempo e de serviço.

Utilização de um chat 
Uma das melhores maneiras para  melhorar a experiência do cliente com a empresa, para sanar dúvidas e buscar informações é através da disponibilidade de um chat. Canal simples e rápido para que o cliente entre em contato com a empresa.

Disponibilização de um conteúdo relevante 
Ao disponibilizar um conteúdo relevante, consequentemente o tráfego e a credibilidade da empresa aumentarão.

Investimento em anúncios pagos
Estratégia excelente para o ramo de vendas. Quantas vezes, navegando em redes sociais, ao falarmos de um determinado produto, ele aparece como anúncio pago?


Um exemplo disso é simples, suponhamos que uma pessoa, do interior de São Paulo, viaja para Rio Grande do Sul e está interessada em trocar de carro e faz um comentário a respeito, logo, anúncios como “Carro a venda em Rio Grande do Sul”, “Venda de carros em Lajeado”, “Venda de carros no Rio Grande do Sul” aparecerão com frequência, aumentando a visibilidade de determinada empresa.


Além das dicas citadas acima, no site do Sebrae é possível conferir uma lista com algumas outras tendências de marketing, consideradas essenciais para sua empresa crescer, tanto no setor automotivo, quanto em outros.