Muitas pessoas não sabem, mas os mecanismos de buscas como o Google, por exemplo, levam em consideração a velocidade de um site na hora de verificar o quão relevante ele é. Ou seja, o posicionamento da sua página pode estar dependendo deste pequeno fator que muitos consideram irrelevante.

Isso acontece porque os mecanismos de busca consideram relevante tudo aquilo que pode influenciar, de alguma forma, a experiência do usuário durante a navegação no site.

Afinal de contas, de que adianta o seu site ser repleto de conteúdos bons, bons produtos, mas ele ser tão lento ao ponto de levar o usuário a desistir de comprar o que deseja, ou fazer com que ele nem ao menos termine de ler o post que começou? Realmente não adianta nada.

Além disso, outro ponto que muitos esquecem de considerar, é que não é preciso pensar na velocidade do seu site apenas para quem navega através de computadores e notebooks, mas também é importante lembrar de otimizar todo o site para dispositivos móveis. 

Isso porque, nos dias de hoje, a grande maioria das pessoas acessa todo o tipo de site por meio de celulares e tablets, e não por computadores e notebooks. Sendo assim, é importante levar esses dois pontos em consideração na hora de aprimorar a velocidade de um site. 

Existem muitas coisas que você pode fazer para deixar o seu site muito mais rápido, mas antes de falarmos sobre elas, precisamos ressaltar que, a primeira coisa que você precisa fazer, é escolher um bom desenvolvedor de sites. Quanto melhor ele for, mais rápido será o seu site. 

E agora que você já sabe a primeira dica que temos para você sobre o que precisa fazer para deixar o seu site mais rápido, confira abaixo mais 4 dicas que, com certeza, poderão te ajudar muito com isso.

Faça a otimização de todas as imagens
Geralmente, as imagens são os arquivos mais pesados dentro de um site, sendo uma das principais causas da lentidão de uma página da web. Portanto, é essencial que você se preocupe com elas e otimize todas.

Se o uso de imagens no seu site for indispensável, é interessante que você utilize compactadores de imagem para diminuir o tamanho delas, pois assim elas irão ocupar menos espaço, e seu site não ficará tão lento. 

No entanto, se você não precisar utilizar muitas imagens em seu site, deixe apenas aquelas que são realmente necessárias, para evitar a sobrecarga.

Exclua recursos desnecessário
Plugins, scripts externos e extensões podem ocupar mais espaço do que você imagina em seu site, por isso, é importante que você exclua todos aqueles que não estiverem sendo utilizados por você. 

Afinal de contas, será que todos os plugins, extensões e scripts que estão instalados no seu site são realmente necessários? Dificilmente a resposta será sim, portanto, faça uma varredura completa em seu website e exclua tudo que for desnecessário.

Mantenha seu código limpo
Cuidar do código do seu site também pode ajudar no carregamento, logo, é um meio de deixar o seu site mais rápido. E quando falamos em cuidar do código, queremos dizer que você deve sempre mantê-lo limpo, para isso, tente deixar tudo o mais leve possível, visto que códigos pesados e desnecessários, irão deixar o site mais lento.

Espaços em branco no HTML, por exemplo, podem deixar o site bem mais lento, então você pode tentar removê-los, ter arquivos CSS em demasia também é um fator que contribui para a lentidão. Sendo assim, tente remover o máximo de coisas desnecessárias possível.

Deixe o cachê habilitado
Por fim, mas não menos importante, utilizar uma página em cache pode evitar grandemente a sobrecarga do servidor do seu site, deixando-o assim, muito mais rápido. E caso nunca tenha ouvido falar em cache habilitado, saiba que uma página em cache nada mais é do que uma cópia igual a outra, mas que fica armazenada em um tipo de arquivo.

Isso quer dizer que com o cache habilitado as páginas do seu site nunca precisarão carregar totalmente a partir do zero, visto que todas as informações contidas na página já estarão armazenadas, o que faz com que o site fique bem mais rápido.


Basicamente, para que você consiga deixar o seu site mais rápido, é necessário analisá-lo por completo, evitando deixar qualquer tipo de coisa dentro dele que possa estar deixando ele sobrecarregado. 

No entanto, não deixe de fazer essa varredura completa em cada uma das páginas do seu website, pois como já mencionamos, os mecanismos de busca vão levar a velocidade do seu site em consideração na hora de definir o quão relevante ele é.

E é exatamente por esse motivo que você não pode deixar de conferir cada mínimo detalhe que possa estar deixando ele lento. Lembre-se, a experiência do usuário deve ser a melhor possível.