A bicicleta é, sem dúvida, uma excelente ferramenta. Seja para lazer, transporte ou esporte, as bicicletas estão cada dia mais presentes em nossa realidade. Elas são uma ótima opção de transporte porque são mais baratas e sustentáveis ​​do que os carros.

Se você tem em vista saber como comprar uma bicicleta boa e barata, saiba que é completamente possível encontrar bicicletas com excelente custo-benefício. Por isso, preparamos um guia completo para te ajudar a comprar uma bicicleta boa e barata.

Escolha uma bike adequada às suas necessidades
Existem diversos modelos de bicicletas, a bicicleta infantil ideal para as primeiras pedaladas da criança, bicicleta de passeio, mountain bike, entre outros modelos. Por isso, se você quer saber como comprar uma bicicleta boa e barata, também deve considerar se o modelo atende às suas necessidades diárias. 

Prefira bicicletas com quadro de aço

O quadro nada mais é do que a parte principal da bicicleta. Isso porque, é nele que as rodas, guidão, selim e outros componentes importantes de manuseio da bicicleta são instalados. A estrutura é produzida a partir de uma variedade de materiais, como alumínio, titânio, aço e fibra de carbono. 

Entre elas, os modelos feitos de aço carbono são geralmente relativamente simples e baratos, e a maioria das bicicletas abaixo de 900 reais utilizam esse material. Quando o carbono é adicionado ao aço, aumenta a dureza, tornando o quadro mais resistente a amassados.

Mas, você deve considerar que este material é mais suscetível aos efeitos do tempo do que o alumínio, por exemplo, deve-se tomar cuidado para não enferrujar. As bicicletas com estrutura de aço ainda são mais pesadas em comparação com outros materiais.

Escolha bicicletas com menos marchas
Se você quer saber como comprar uma bicicleta boa e barata, deve considerar que as bicicletas com menos marchas costumam ser mais em conta. Isso porque, as marchas têm uma função importante: permitem ajustar o modo para maior conforto ao pedalar nos mais variados tipos de terreno. Em subidas íngremes, a marcha mais leve reduz o esforço, enquanto nas descidas ou estradas planas, a marcha mais pesada garante mais velocidade.


De um modo geral, quanto mais equipamentos disponíveis, mais caro o produto. Porém, modelos com até 26 marchas podem ser encontrados no mercado com preços super acessíveis. Existem também modelos sem marchas, ideais para terrenos planos e sem obstáculos.


Escolha uma bicicleta barata, mas com conforto!

Outra dica importante para você que tem em vista saber como comprar uma bicicleta boa e barata é considerar o conforto que a bike te proporciona. Isso porque, você pode pagar muito barato por uma bicicleta, mas se ela for desconfortável você não irá conseguir usar, ou terá problemas ainda maiores. Por isso, deve-se considerar a qualidade do Selim da sua bicicleta. 


Um Selim nada mais é do que um assento triangular em uma bicicleta. Para evitar desconforto ao pedalar, é melhor optar por modelos acolchoados, pois se adaptam melhor ao corpo de cada pessoa e não são um problema mesmo em viagens longas.


Além disso, para maior conforto, é importante verificar se o selim possui amortecedores. Existem diversos modelos de amortecedores, como o amortecedor de mola usual, suspensão de metal e um espigão de selim (o tubo que se conecta ao selim) que já possui o amortecedor. No entanto, os dois últimos tipos são geralmente mais caros.

As 3 melhores bicicletas boas e baratas do mercado

Agora que você já sabe as principais dicas de como comprar uma bicicleta boa e barata, confira as melhores bicicletas com excelentes custo-benefício do mercado. 


Bicicleta Caloi Aro 26 Andes

A bicicleta Caloi Aro 26 Andes tem tudo o que uma bike sólida deve ser, e claro, com uma bicicleta boa e barata que custa menos de 1000 reais. Esse modelo de bike com certeza irá te surpreender. A bicicleta Caloi Aro 26 Andes é perfeita para passeios ou transporte urbano para te levar à escola ou trabalho. Além disso, o modelo está disponível em 21 opções de marchas para que você não precise se preocupar com terrenos levemente íngremes.

Bicicleta Aro 26 Caloi Ventura

Tenha uma bike mais resistente e rápida com 21 marchas com a bicicleta Ventura da Caloi. O modelo apresenta bom desempenho em qualquer tipo de ambiente e é ideal para momentos de lazer, desde passeios no parque até passeios nas mais movimentadas ruas da cidade.


Com freio V-brake, a bike suporta até 100 kg. Além disso, possui uma cesta na frente para que você possa carregar seus pertences com segurança. Certamente um produto Caloi de qualidade e excelente custo-benefício. 

Bicicleta Aro 26 Pro Tork Ultra Bikes

A bicicleta de Aro 26 Pro Tork da Ultra Bikes é um modelo barato, mas que garante conforto e qualidade. Seu quadro de 26 polegadas (0,66 m) garantirá estabilidade ao piloto para que ele possa pedalar com confiança e segurança todos os dias.