O micro-ondas é com certeza uma das melhores invenções humanas, não é mesmo? Isso porque, ele é excelente para esquentar aquela marmita gostosa, descongelar carnes, fazer uma pipoca e até mesmo um belo bolo. Mas, será que comidas no micro-ondas fazem mal? É sobre isso que falaremos hoje, confira nosso conteúdo completo.

O micro-ondas é prejudicial à saúde? 

Muitas pessoas perguntam se comidas no microondas fazem mal. A resposta é não! Graças, né? Isso porque, ninguém quer renunciar a uma ferramenta tão extraordinária para o nosso dia a dia. 

A boa notícia é que, conforme a OMS, utilizar o micro-ondas para esquentar os alimentos não prejudica nem um pouco a saúde. Inclusive as grávidas podem ficar tranquilas, visto que a radiação refletida no material metálico não se espalha para o alimento, mas fica contida no seu interior. 

Outro fato para te tranquilizar a entender que comidas no micro-ondas não faz mal é que a radiação não se concentra nos alimentos. Visto que, o aquecimento ocorre quando as partículas de água se movimentam. Desse modo, tanto pipocas, bolos, leite, papinhas e carnes podem ser preparados ou finalizados no micro-ondas sem risco nenhum. 

Cuidados com o micro-ondas
O micro-ondas sai da loja, ou pelo menos deveria, com todas as suas funções perfeitas e sem prejudicar a saúde com suas micro-ondas. 

Contudo, com o tempo, ele pode perder a eficiência. Por isso, se você não quer fazer comidas no micro-ondas que faz mal para saúde, o ideal é ter alguns cuidados com o seu micro-ondas. 

Jamais coloque metais no seu micro-ondas 
Jamais coloque objetos de metal no micro-ondas. Isso porque, quando as ondas entram em contato com objetos metálicos, elas geram faíscas, que além de prejudicar e até mesmo estragar o aparelho também podem causar acidentes graves como incêndios e explosões.

Tenha cuidado extra com os líquidos
Essa é outra dica para garantir que as comidas no micro-ondas não façam mal. Então, você deve ter atenção ao colocar líquidos no micro-ondas para aquecer. Isso porque, quando você os retira do micro-ondas, eles podem entrar em ebulição e até mesmo explodir. 

Além de ser um perigo para sua saúde, visto que eles podem gerar queimaduras super sérias, o líquido em ebulição pode transmitir micro-ondas para os alimentos. Desse modo, o ideal é que quando você for ferver água, leite ou qualquer outro líquido no micro-ondas, sempre use um recipiente fechado e específico para micro-ondas, nada de usar plásticos. 

Potência do micro-ondas
Outro fator que você não deve deixar de levar em consideração é a potência do microondas. 

Isso porque, a potência do aparelho muda de acordo com cada marca e modelo. Por isso, ao fazer uma receita e alterar o grau de potência do seu microondas, fique atento para não queimar o seu alimento e até mesmo, o microondas. 

O que pode ir para o microondas? 

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários que você deve tomar com seu microondas, além de se preocupar se comidas no microondas faz mal, também deve levar em consideração quais são os recipientes que podem ir para o microondas. 

Isso porque, talvez você não saiba, mas alguns materiais de potes e pratos, podem ser muito mais prejudiciais à saúde do que o microondas, algo que acabamos de ver que é bastante improvável quando se toma o devido cuidado. 

Lembra quando disse que o conteúdo de hoje era completo? Pois bem! Além de responder a sua dúvida se comidas no microondas faz mal e trazer algumas dicas e cuidados que você deve ter para manter a durabilidade do seu aparelho, também vamos falar sobre os recipientes que podem ir para o microondas. 

Plásticos podem ir ao microondas?

Sim, diversos recipientes de plástico podem ir ao microondas sem nenhum prejuízo a sua saúde ou ao alimento. 

Apesar das limitações, existe uma variedade de pratos e potes de plástico que você pode colocar no micro-ondas.

No entanto, é necessário saber exatamente qual é o adequado, caso contrário, podem oc

orrer problemas com a máquina e até contaminação dos alimentos, mesmo utilizando um recipiente plástico na máquina. No caso do plástico, você pode saber se o recipiente pode ir ao micro-ondas olhando o rótulo do pote.

Todos os potes, pratos e outros recipientes de plástico devem ter o símbolo de reciclagem, muitas vezes visto como um triângulo com uma seta, no fundo da embalagem. O número que aparece dentro do ícone indica o tipo de material do vaso. Além de olhar para este símbolo, para colocar comida no recipiente é necessário verificar outro símbolo de copo e garfo, que geralmente é de forma triangular.

Os tipos mais seguros para o micro-ondas são os recipientes com o número cinco no triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. 

O recipiente tem uma resistência ao calor muito elevada, pelo que o risco destes elementos entrarem em contacto com os alimentos e o líquido no seu interior é reduzido.

Além disso, para garantir que o prato esteja realmente seguro, verifique sua temperatura após retirá-lo do forno. Se estiver frio, pode ser usado sem problemas. No entanto, quando começar a envelhecer, é melhor não usá-lo no micro-ondas.