Repense suas prática de consumo e contribua para um mundo mais sustentável e justo

De acordo com o dicionário Oxford, a palavra “consciente” significa “que envolve raciocínio, conhecimento, percepção, decisão”. É isso que as pessoas devem ter em mente na hora de comprar. O consumo consciente vai além de produtos ecológicos ou da moda sustentável: é pensar no que está por trás da compra em si. 


Segundo o ativista e especialista da área, Antonio Henrique Candeias, o consumo desenfreado pode ter graves consequências para o planeta e para a sociedade:


“O crescimento acelerado da população, somado ao crescimento do hábito consumista, resulta na produção diária dos mais diversos tipos de resíduos e seu descarte inadequado. Estudos apontam que um crescimento de 10% da população implica no aumento de 47% da produção de resíduos”, afirma Candeias.


Por outro lado, as pesquisas e os dados sobre o assunto têm trazido relevância e colocando o problema em evidência. E não apenas em relação à sustentabilidade, mas também a assuntos como as origens dos materiais e a presença de mão de obra escrava.


A compra consciente entra justamente neste ponto. O que você consome é realmente necessário? Suas compras são de produtos de boa procedência e qualidade, que vão ter uma longa vida útil, ou vão virar descarte em pouco tempo? As marcas que você consome são politicamente corretas?


Estes pontos têm estado cada dia mais em pauta, seja para as empresas, seja para os consumidores. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu mostrou que em 2020 o chamado “consumo consciente” mobilizou mais de 70% dos compradores, em especial os mais jovens. A ideia é que este novo modelo ajude a estabelecer um mundo mais justo, sustentável e melhor.

A realidade no Brasil
O Brasil tem se tornado uma grande potência no assunto consumo consciente. Além de a população estar atenta ao tema, as empresas também se mostram parte do processo.

Um exemplo são as companhias varejistas e os processadores de proteína. Segundo dados das próprias organizações, as empresas estão trabalhando para banir, até 2030, a venda de carne suína e ovos de galinhas que sejam provenientes de animais criados em celas ou que sofram algum tipo de tortura.


Já o Banco do Brasil foi considerado a nona empresa mais sustentável do mundo, no ranking global 100, da empresa Corporate Knights. Esse feito foi graças aos investimentos em economia verde, redução de emissão de carbono e inclusão social.


São estes pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer uma compra. A consciência vem ao saber se o consumo é realmente necessário e, se for, se a empresa que oferece o produto ou serviço tem valores e atitudes relevantes para o desenvolvimento da sociedade. 

5 dicas para aplicar o consumo consciente na sua rotina
Nem sempre é fácil colocar o conceito em prática. É preciso se dedicar, pesquisar e estar atento ao mercado da área. Mas, testando algumas dicas, é possível, sim, colocar a ideia em ação e aplicá-la no dia a dia. Confira.

Reflita
Não compre por impulso. Antes de ir à loja ou dar o último clique no carrinho de compras, reflita se realmente precisa do produto. 

Planeje
Uma das dicas mais importantes é se planejar antes de ir às compras. Faça uma lista de tudo que vai precisar para não sair comprando sem pensar. Além disso, pesquise as marcas e empresas que sejam ativistas e tenham ações positivas para a sociedade.

Diga não à pirataria
Produtos piratas são de qualidade e materiais duvidosos e que prejudicam a produção e venda de empresas que realmente estão dispostas a fazer um mundo melhor e mais justo.

Pense além do preço
Não foque só no preço, mas sim no valor do produto. Muitas vezes um item mais caro terá mais tempo de vida útil e, assim, irá gerar menos lixo para o planeta. Além de que ele pode ser de uma marca que investe em responsabilidade social. 

Invista em objetos e peças curinga
Não há a necessidade de comprar várias peças de roupas, acessórios ou objetos se você tiver itens curingas. Procure por opções que combinem com diversos tipos de looks e decoração, por exemplo. Dessa forma, você gera menos lixo e compra de forma consciente.