Do rústico ao moderno, é possível harmonizar as plantas com diferentes estilos de decoração.

Cactos, suculentas, orquídeas, samambaias… As plantas vêm ganhando, cada vez mais, espaço na decoração dos ambientes. Se, antes, o seu uso era atribuído aos ambientes externos, agora, a tendência é unir design de interiores e natureza. 

A combinação de texturas, de cores e a introdução dos tons de verde, que possuem maior dificuldade de harmonização, são as principais dificuldades de quem deseja aderir à tendência sem prejudicar o estilo dos ambientes. 

Afinal, as plantas devem ser colocadas nos móveis? No chão? Na mesa de jantar? A resposta é: depende! Seguindo algumas dicas básicas, é possível harmonizar as plantas nos mais diversos cômodos da casa, trazendo elegância e um toque natural à decoração.

Arranjos de flores
Os arranjos de flores são itens clássicos da decoração, transmitindo elegância, estilo e atenção aos detalhes. A regra para compor um arranjo é semelhante às regras de como compor um ambiente.

As flores escolhidas devem possuir cores que combinem entre si. Para isso, é possível brincar com a paleta, escolhendo diversos tons de uma mesma cor, cores complementares ou cores análogas. O círculo cromático pode ajudar a entender melhor esses conceitos, aplicando uma decoração colorida e harmônica. 

Além desse fator, é necessário se lembrar de que cada tipo de planta demanda um tipo de cuidado. Unindo uma planta que necessita de muita água a um arranjo que deve ser pouco regado, por exemplo, as plantas correm o risco de morrer, uma vez que os cuidados com ambas são distintos. 

Por fim, as dicas ao montar um arranjo são se atentar às cores e ao tamanho e não esquecer dos cuidados demandados por cada espécie de planta.

 


Uso de flores na composição da mesa
Esse é um toque de decoração adotado por muitos restaurantes de alto padrão, conferindo elegância às mesas. Aniversários e casamentos também costumam apostar no uso de plantas e de flores na mesa para incrementar a decoração. 

Porém, não é necessário restringir o uso de plantas na mesa a esses ambientes. Com algumas dicas, é possível transportar a ideia para a casa, trazendo elegância e conforto ao ambiente. 

Antes de escolher as plantas, é necessário pensar no vaso que irá recebê-las. É importante que o espaço não seja reduzido, que a cor e a textura do vaso combinem com a decoração do ambiente e que ele permita o uso na mesa sem vazamentos de água. 

Uma vez escolhido o vaso, é possível avançar para a escolha das plantas. Nesse momento, vale aplicar as dicas de harmonização de cores, de texturas e de cuidados demandados por cada tipo de planta. Um cuidado especial que deve ser levado a mesa diz respeito ao tamanho do arranjo, que não deve ser muito grande para não prejudicar o momento da refeição e a distribuição dos alimentos na mesa. 

Plantas suspensas
O uso de plantas suspensas também se popularizou nos últimos anos. Elas podem se encontrar em quartos, em salas e até mesmo em cozinhas. Para esse tipo de decoração, o cuidado deve ser redobrado! 

Além de aplicar todas as dicas dadas até aqui para harmonizar tamanho, cor, textura e para manter a planta saudável, é necessário se atentar a novos pontos. 

Como o próprio nome indica, a planta ficará suspensa no ambiente; portanto, é necessário que a estrutura que a comporta suporte o peso da planta e da água utilizada para regá-la no dia a dia. A vazão da água também merece atenção redobrada, afinal, caso o vaso possua algum vazamento, ele atingirá diretamente o ambiente.

Com esses cuidados tomados, já é possível inserir as plantas ao ambiente. As samambaias são as queridinhas quando o tema diz respeito a plantas suspensas na decoração e são facilmente harmonizadas com os diferentes designs.