Em 2019, no Brasil, foi determinado o término do horário de verão entre os meses de dezembro e março no país. Essa decisão feita pelo novo governo dividiu muitas opiniões de especialistas e também da população geral. A maior pergunta seria se adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia ou se o horário de verão não realmente valeria a pena para o Brasil.

Atualmente, ainda existem vários países que adotam o horário de verão sem questionar se adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia. Entre estes, podemos mencionar os Estados Unidos e Canadá, porém seus estados possuem autonomia própria de decidir aplicar esse horário ou não. Vários países da América Central, México e países da América do Sul adotam esse horário de forma obrigatória.

Porém, muitos se questionam se adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia. Quais seriam as reais estatísticas para o país em relação a economia de energia durante a adoção do horário de verão? E, em geral, o que seria o horário de verão em si? É importante saber sobre tudo isso para aprender a economizar energia da forma correta, seja em residência ou indústria.

O que é o horário de verão?
O horário de verão é, como seu nome já diz, um horário diferente do comum que visa aproveitar a luz solar em maior quantidade durante o período do verão. Vários países adotam o horário de verão, porém a época do ano em que adotam ele pode diferir dependendo de sua posição no globo e dos meses de verão do país. No Mercosul, ele se inicia na primavera e termina no outono.

Com o início do horário de verão, os relógios são adiantados em até uma hora. Isso deve ser feito à meia-noite na determinada data de início do horário de verão. Celulares e computadores dos dias atuais se regulam de forma automática, contanto que estejam conectados a uma rede de internet.

Ao término do horário de verão, os relógios retornam uma hora para trás do adiantado, sendo assim há um retorno do horário comum no dia-a-dia. O horário de verão faz com que a luz solar seja aproveitada ao máximo, porém será que adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia?

Adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia?
A questão de adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia é uma que muitos fazem e fizeram quando o governo do Brasil decidiu parar de adotar esse horário. Apesar do que muitos pensam, o horário de verão, na verdade, não conta com um número expressivo no momento da economia de energia, seja dentro de uma casa ou dentro de grandes indústrias. O consumo no Brasil continua sendo quase o mesmo, segundo pesquisas feitas pela ONS.

Por conta disso, a necessidade de aplicar o horário de verão não é grande, pois existem outras maneiras de conseguir economizar energia dentro e fora de casa e até mesmo no espaço de trabalho.

Não é um fato novo afirmar que a energia no Brasil se encontra cara, especialmente em uma crise criada pela pandemia. A energia do país é especialmente produzida por meio de fontes hídricas, por isso, o país depende muito das chuvas para poder manter-se com bons preços de energia elétrica.

Como economizar energia dentro de uma indústria?
Sabendo que adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia é um mito, como é possível uma indústria utilizar uma menor quantidade de energia e ainda obter os mesmos resultados? Indústrias como a da usinagem e outras dependem grandemente da energia para seu funcionamento.

O ideal é que a indústria se adapte ao máximo para conseguir gastar menos energia. Menor consumo significa não apenas menores gastos, mas também maior respeito com o meio-ambiente. Instalar domus de iluminação natural, usar apenas lâmpadas LED, conscientizar os colaboradores e considerar a instalação de painéis solares são apenas algumas das maneiras de poder cortar gastos com energia dentro da empresa.

Além disso, manter os equipamentos em dia é uma ótima opção. Equipamentos fora de data possuem um maior gasto de energia, pois não possuem otimizações necessárias para economizar energia elétrica como novos equipamentos no mercado.

Como economizar energia dentro de casa?
Já que adotar o horário de verão ajuda o país a economizar energia é um mito, é importante saber que economizar energia dentro de casa ainda é extremamente importante. Não utilizar luzes durante o período do dia, não deixar eletrônicos ligados sem a necessidade de uso e sempre desligar as luzes ao sair de um cômodo são apenas algumas maneiras simples de manter os gastos com a energia no verde. Além disso, a instalação de painéis solares é ótima para algumas residências.