Quantos os pets ficam muito agitados e sem qualquer sossego, muitos veterinários costumam recomendar a castração como uma forma de acalmá-los. Será que é apenas esse o benefício que o procedimento oferece?

Em quais circunstâncias um pet geralmente não se comporta como deveria? Ao sair na rua, quando a ansiedade atinge o ápice e o bicho late até para a sombra. Tem também quando na maquina de tosa, não há santo que o faça ficar quieto.

Em casa, muitos pensam que o cãozinho se comporta. Pode ser que até fique quieto, só até o vizinho chegar e fazer barulho com as chaves. Pronto. Começam os latidos e agitação outra vez.

Com isso, os tutores se irritam, os vizinhos se incomodam, o bichinho acaba ainda mais estressado. É nesse momento que o veterinário certamente vai recomendar a castração, como uma alternativa que deixará o cachorro mais calminho.

Contudo, será que é apenas essa a vantagem do procedimento? Quais seriam seus outros benefícios?

O que é a castração?
Para começar, a castração é um procedimento cirúrgico indicado por muitos veterinários no intuito de prevenir e reduzir o risco a diversas doenças, além é claro de prevenir que macho ou fêmea possam reproduzir.

Os métodos de castração são:

Orquiectomia: o macho tem a extração dos testículos.
Ovariosalpingohisterectomia: remoção do útero e ovário.


Além de simples, a cirurgia é rápida e tranquila para o animalzinho. Os cuidados maiores envolvem sempre o pós operatório.

Por exemplo, após a cirurgia, o pet deverá utilizar um macacão ou colar para proteger os pontos. Também não poderá fazer muito esforço e qualquer tipo de movimentação brusca ou atividade com o tutor. Isso em um período de 7 a 10 dias.

E claro, tudo com o devido acompanhamento antes, durante e depois por parte do veterinário.

Qual a melhor idade para castrar os pets?
Não existe qualquer faixa etária adequada para castrar um cãozinho. É a avaliação do médico-veterinário que irá dizer se o animalzinho está preparado para o procedimento cirúrgico ou não.

Para tanto, o veterinário irá acompanhar o seu histórico e a análise de sua saúde. 

Quando a castração ocorre na fase de filhote, os riscos de doenças são drasticamente mais baixos, uma vez que a redução de hormônios reprodutivos favorece esse quadro.

Na fase mais jovem, por sua vez, que é quando o cãozinho já tem entre 6 e 9 meses de vida, o procedimento pode variar conforme o estado de saúde do animal, além do porte e da raça. 

Na fase adulta, a castração é liberada sem qualquer problema, contanto que a saúde do animal não apresente qualquer quadro a ser tratado de forma prioritária.

Quais são os benefícios da castração?

Diminuição dos passeios e da ansiedade. Quando o bicho tem que sair muito à rua, está mais sujeito a contrair doenças, além de sofrer com intoxicações, ou mesmo correr o risco de maus tratos e atropelamento.
Redução de doenças transmitidas para humanos, como Leishmaniose e Raiva. 

Mais tranquilidade e menos agitação em épocas de cio. No caso das fêmeas, reduz-se o risco de doenças reprodutivas. 
Redução dos riscos de infecção no útero e neoplasias nas mamas, útero e ovários.

Prevenção de gravidez psicológica (sim, os cães também têm esse problema), além de outras doenças como hipertrofia mamária felina e cio persistente.

Prevenção de inflamações nos testículos, neoplasias, orquites, bem como inflamação do epidídimo, além de prevenir a hiperplasia prostática benigna, inflamação da próstata, adenoma e hérnia perineal; 

Prevenção e redução de casos de diabetes e epilepsia;

Redução de comportamentos indesejados como agressividade e marcação de território.

Por isso, caso alguém ainda tenha dúvidas sobre castrar ou não o pet, consulte o veterinário, agende os exames necessários e prossiga com o procedimento. A certeza é de mais saúde e qualidade de vida para o pet e seus tutores.