Confira uma seleção com 7 erros de marketing digital que as empresas mais cometem atualmente e aprenda a evitar cada um deles para garantir o sucesso do seu negócio.

Toda empresa comete erros, isso é inevitável. O tamanho deles e o quanto “custam” (não somente em valores monetários) varia bastante, mas o resultado é sempre negativo. O objetivo, então, deve ser estar constantemente atento para os tropeços mais comuns.

A fim de compreender essas questões, uma ideia eficaz é observar os principais erros de marketing digital cometidos por outras empresas da atualidade, a fim de não cometê-los. Nesse texto, eu selecionei 7 dentre os principais deles. Vamos lá!

1 – Falta de planejamento

Qualquer campanha de marketing, independentemente do tamanho, exige um planejamento detalhado. É impossível obter resultados positivos se você não souber o que está buscando e não adequar suas estratégias. Erros ainda podem existir, mas eles serão mínimos.

O planejamento inclui conhecer o seu público-alvo e o que é importante para eles, bem como os concorrentes e o que estes estão oferecendo. Dessa forma, os esforços e recursos serão utilizados de maneira muito mais eficiente e os riscos serão consideravelmente reduzidos.

2 – Leads não-qualificados

O lead é uma ferramenta importante para o marketing, porque oferece uma porta de entrada para o contato com consumidores em potencial. Apesar disso, ele não é uma solução mágica, dependendo muito da sua qualidade e em como é usado nas estratégias da empresa.

Investir em listas de leads sem qualquer critério, por exemplo, é um erro. Não adianta apenas captar contatos sem qualidade. Nesse sentido, a fim de gerar leads qualificados, algumas dicas incluem oferecer conteúdo otimizado, estar presente nas redes sociais relevantes ao negócio e investir em questionários.  

É um processo que vale a pena porque garante muito mais vendas no final, afinal, você está trabalhando com um público qualificado para seu negócio.

3 – Não analisar dados

Depois de estabelecida a importância do planejamento de marketing, surge a pergunta: como saber o que guiará as estratégias? A resposta é simples: a análise de dados! É através dela que se descobre informações valiosas, como o perfil do consumidor e seus hábitos.

Mais do que isso, dados também apontam o sucesso ou fracasso de campanhas já realizadas, a fim de que se aprenda com os erros. Não compilar informações relacionadas ao negócio ou ignorá-las é uma maneira certeira de desperdiçar recursos valiosos.

4 – Investir sem critérios

Suponhamos o cenário em que uma empresa investiu um valor x na promoção do seu produto. Os valores são todos alocados em ads no Instagram, mas o resultado não vem. Apesar do dinheiro gasto, os lucros não aumentaram. Por que isso pode ter acontecido? 

A resposta é simples: nem todos os canais são adequados para todos os públicos. Nesse exemplo, é muito provável que o público do Instagram não tenha interesse no produto ofertado. 

É necessário, então, investir recursos de maneira inteligente e direcionada.

5 – Ignorar a importância de profissionais qualificados

Para que uma empresa tenha sucesso, é importante que os gestores estejam por dentro das tendências em estratégia de marketing e possam contribuir de maneira positiva como uma figura de liderança. Isso, porém, não substitui a necessidade de outros profissionais.

Saber quais (e quantos) profissionais agregar ao time depende muito do tamanho do negócio, mas em todos os casos a importância de colaboradores capacitados para o sucesso não deve ser ignorada. É a partir deles que melhores estratégias são colocadas em prática.

6 – Não se adaptar

Em muitas situações, a teimosia pode ser uma qualidade. A característica de não desistir, mesmo diante das adversidades, é bastante louvável. Isso só se torna um problema quando as consequências são a insistência em ideias e estratégias comprovadamente ineficazes.

Para evitar esse erro, é importante que marcas estejam atentas às tendências do mercado e dispostas a evoluir e modificar seu comportamento, adequando valores de acordo com o pensamento do público-alvo e das mudanças sociais ocorridas ao seu redor.

7 – Não otimizar plataformas

Você sabia que cerca de 87% das compras online realizadas por brasileiros são feitas através dos smartphones? Pois é! Para uma parcela grande da população (alguns dados sugerem metade de todo o país) o celular oferece o único elo com a internet.

Baseado nesses dados, o que fica de lição é a importância em manter as plataformas da marca atualizadas para todos os públicos. Ter um site funcional na versão desktop, mas quebrado quando acessado de forma mobile, certamente causará a perda de clientes.

O bom gestor é capaz de aprender com os erros, o que significa não insistir em estratégias que se mostraram ineficazes em outras situações. O ideal é adequar tendências ao tipo do negócio e estar sempre disposto a melhorar e oferecer conteúdos mais ricos.