Todo mundo diz como conquistar uma carreira de marketing e as principais dicas, mas ninguém nunca explica o que você faz de errado para que acabe com ela. 

Identificar essas deficiências e trabalhar para resolvê-las é a chave para encontrar o sucesso

Prepare-se para um passeio acidentado enquanto aceleramos de cabeça na zona de perigo e descobrimos 15 falhas comuns que podem sabotar os esforços e a carreira de um profissional de marketing marítimo.

Espero que você avalie com franqueza sua abordagem de marketing em relação a esse conjunto de fracassos. 

Se você achar que está batendo contra alguns (ou muitos) desses marcadores designados, agora é a hora de desligar a ignição, fazer correções, reajustar seu curso e depois ligar os motores para voltar aos trilhos para o sucesso.

• Falha ao planejar estrategicamente. 
As metas e objetivos de curto e longo prazo da empresa estão claramente definidos e compreendidos? Foi investido tempo suficiente para desenvolver – e executar – uma estratégia sólida? Os melhores profissionais de marketing são pensadores estratégicos. Quando se pensa em um conteúdo específico sobre marketing digital médico, por exemplo, é preciso entender e compreender o conteúdo que será direcionado. A linguagem, os canais e o público são parte principal do processo. Por isso, tenha em mente o foco almejado e lembre-se: Falhar em planejar é o mesmo que planejar falhar.

• Desconhecimento dos números. 
Sua equipe de marketing tem um pulso firme sobre os números-chave? Seja volume de vendas, geração de leads e conversões (ou todos os seus muitos indicadores-chave de desempenho de marketing), você está regularmente analisando tendências, rastreando e relatando resultados? A incapacidade de coletar, analisar, compreender e aplicar dados críticos inibe o sucesso.

• Falha em orçar e medir o retorno do investimento. 
Nos últimos anos, o Covid-19 prejudicou o orçamento tradicional, o que impediu que os profissionais de marketing fizessem seu trabalho com eficiência. 

Profissionais de marketing inteligentes adotam o processo de orçamento para demonstrar como as atividades de marketing afetam diretamente as vendas e muito mais. 

Por outro lado, a incapacidade de quantificar o desempenho pode levar à morte ou demissão.

• Falha em testar campanhas, conceitos e plataformas. 
Antes de investir muito dinheiro no lançamento de uma campanha, essa campanha precisa ser testada. Segundo dica de uma agência de SEO, nunca vá ao mercado confiando apenas no instinto. 

Para começar, você pode estar repetindo as mesmas atividades de marketing antigas que implantou para sempre, quando deveria estar pesquisando e testando novos conceitos e plataformas. O cenário de mídia e marketing digital acessível de hoje permite que você teste barato com análises em tempo real para que você possa medir e ajustar em tempo real.

• Falha na comunicação. 
Ao fazer consultoria, muitas vezes fico surpreso ao saber como as empresas raramente se conectam com clientes e prospects. 

Estratégias de marketing digital na retenção de clientes, incluindo comunicação contínua, devem ser uma prioridade. Não confie em terceiros para servir de canal de comunicação para o usuário final de seus produtos ou serviços. 

Lembro-me de um cliente de manufatura uma vez me dizer que escolheu intencionalmente não se envolver com os compradores de seu produto porque era o papel da rede de revendedores fazer esse trabalho. 

Para conquistar a fidelidade do cliente, você deve definir a jornada do cliente e criar pontos de contato de comunicação ao longo do processo.

• Falha em melhorar continuamente a experiência do cliente. 
Os melhores profissionais de marketing são extremamente apaixonados pela experiência do cliente. 

Nunca é um bom sinal quando sua equipe de marketing está tão consumida por atividades criativas ou pela próxima campanha espetacular que perde o foco na experiência do cliente.