O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, neste mês, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) das Instituições de Educação Superior (IES) do país, referente ao ano de 2022. E mais três cursos superiores do Unipam alcançaram a nota máxima e figuram entre os melhores do Estado e do país.

O curso de Direito do UNIPAM ocupa a 1ª posição, em Minas Gerais, entre os 165 cursos de Direito do estado. O curso de Gestão Comercial também ocupa o 1º lugar, no estado de Minas Gerais, entre os 15 cursos dessa área. O curso de Ciências Contábeis, por sua vez, ocupa o 3º lugar, em Minas Gerais, entre os 36 cursos oferecidos nessa área por Centros Universitários

O CPC é um conceito que avalia a qualidade dos cursos de graduação das IES. Para o seu cálculo, são considerados a atuação dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a qualificação do corpo docente, a infraestrutura, além de outros insumos. O CPC é divulgado, anualmente, numa escala de 1 a 5. Na oportunidade, os cursos de Ciências Contábeis (presencial), de Direito e de Gestão Comercial (presencial) conquistaram conceito máximo no CPC: nota 5.

O curso de Direito é o 1º de Minas Gerais, considerando todas as instituições de ensino superior do estado. No contexto nacional, o curso está em 6º lugar entre os 336 cursos de Direito oferecidos por Centros Universitários. E, ainda, em 14º lugar entre os 1.257 cursos de Direito ofertados em todo o país.

O curso de Gestão Comercial (presencial) ocupa o 1º lugar entre os 15 cursos ofertados em Minas Gerais. No Brasil, está na 2ª colocação entre todos os 125 cursos de Gestão Comercial oferecidos.

O curso de Ciências Contábeis (presencial) é o 3º de Minas Gerais entre os 36 cursos de Ciências Contábeis ofertados por Centros Universitários do estado. No país, o curso está em 7ª posição entre os 318 cursos oferecidos por Centros Universitários.