O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), se reuniu, nesta segunda-feira (22/4) com a EPR Triângulo para discutir as condições de conservação das rodovias sob concessão no Triângulo Mineiro e estabelecer prazos para as obras de melhorias no trecho. A reunião foi agendada por solicitação do vice-governador Professor Mateus, na última sexta-feira (19/4).
De acordo com o plano de ação apresentado pela concessionária e chancelado pelo Governo de Minas, a EPR Triângulo terá até 31/5 para cumprir uma série de etapas previstas para execução. Dentro do cronograma, por exemplo, a prioridade será a entrega totalmente recuperada do trecho de 120 quilômetros da BR-365 (na ligação entre Uberlândia e Patrocínio).
De acordo com o vice-governador Professor Mateus, ‘as concessões são um caminho importante’, e o Governo do Estado permanece ativo na cobrança para que os contratos sejam cumpridos em sua integralidade, garantindo que as estradas estejam ‘em pleno funcionamento e condições’.
“O compromisso que exigimos e que foi assumido é que, até 31/5, vão estar revistos 100% dos mais de 600 quilômetros concedidos”, afirma. “Estão incluídas trocas de revestimento, fresagem da área quase total dessas estradas e também repavimentação de quase 100% de todo o perímetro da concessão”, reforça.
No trecho de 120 quilômetros da BR-365, serão 20 equipes de prontidão que atuarão em fresagem, sinalização e outros reparos. O mesmo prazo (até 30/4) vale para a restauração de 39 quilômetros de extensão da BR-452 (Uberlândia-Araxá), 59 quilômetros da MG-190, 16 quilômetros da LMG-782 (Nova Ponte-Planura) e 15 quilômetros da MGC-462 (Patrocínio-Perdizes). A entrega das demais extensões do trecho de concessão está programada para ser feita até o final do mês de maio.
O contrato de concessão foi assinado pela empresa em novembro de 2022 e tem validade por 30 anos. No primeiro ano de concessão, cabe à empresa realizar a manutenção das estradas, com limpeza de vegetação, correções no pavimento, drenagem das vias, revitalização da sinalização, ampliando a segurança viária em toda a extensão da malha concedida.
O contrato prevê um investimento de R$ 3,2 bilhões em duplicações, terceiras faixas, acostamentos, melhorias de acessos e adequações de pontes e viadutos. Essas intervenções devem ser iniciadas a partir do terceiro ano de trabalho. Outros R$ 2,6 bilhões deverão ser investidos em serviços operacionais aos usuários, que já estão em vigor.
A empresa disponibiliza serviços 24 horas, como socorro mecânico, ambulâncias de resgate, caminhões para combate a incêndios, bases de apoio aos usuários e um centro de controle operacional. Desde que iniciou a operação, a concessionária já realizou mais de 17 mil atendimentos na região.
Processo licitatório da Concessão Triângulo
O processo licitatório do Contrato de Concessão nº 003/2022 (Lote 1 – Triângulo Mineiro) foi realizado de forma transparente, seguindo todos os ritos legais, em especial aos princípios da isonomia e da competitividade, objetivando a ampla concorrência e a seleção da melhor proposta para a Administração Pública.
De acordo com o Governo de Minas, as regras do edital de licitação foram amplamente divulgadas e determinavam que caberiam às licitantes apresentar três envelopes: 1) garantia de proposta; 2) proposta econômica e 3) documentos de habilitação, no dia 3/8/2022. A regularidade do certame foi reconhecida pelo Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais. O Ministério Público Estadual e Federal não entendem dessa forma e acionaram o Governo na justiça.
O Governo de Minas afirma que eventuais questionamentos dos órgãos de controle, inclusive na esfera judicial, são legítimos e serão prontamente respondidos pelo Estado de Minas Gerais, de forma a demonstrar a lisura e a transparência de seus processos licitatórios.
Comentário mais curtido:
Datena
O Governo Zema enfiou goela abaixo do povo e do MPF essa privatização! É um absurdo esse contrato! Apenas 30 km serão duplicados! Mal começou o contrato e já está essa briga toda, imagina durante os 30 anos de concessão? Parabéns aos envolvidos!
Justo
23/04/2024 13:52Trecho patos a patrocínio cadê lud e Cleutinho ?
Bom demais
23/04/2024 07:16Parece que o contrato exigia apenas a construção dos pedágios. O resto fazem se quiserem e quando quiserem desde que parte do arrecadado chegue nas mãos de quem facilitou essa mamata e abuso com o povo da região. O nome do chefão começa com Z, alguém conhece? Devem estar tramando aumento da tarifa já.
JEKA
23/04/2024 06:10Um dia eu acreditei nesse ZEMA, mas tá ficando difícil.
JEKA
23/04/2024 06:09Se como governador o ZEMA conseguiu a proeza de enfiar goela abaixo esses pedágios na população, imagina se chegar a presidente. Pensem pessoal, pensem.
Tiburcio
23/04/2024 00:19Sim, fica claríssimo que o que o governo do estado queria com essa concessão era isso mesmo: pedágio pra rodovia de pista simples e sinuosa. Tá lá no edital. A exigência de duplicação é para poucas dezenas de quilômetros. E é isso que estamos questionando! Não é se o processo foi transparente ou se foi liberado pelo ministério público de contas. Isso a gente sabe que foi! O resultado dessa concessão é isso: pedágio caro sem benefício relevante para o usuário. Só a empresa lucrando mesmo.
JEKA
22/04/2024 23:43Iludimila Falção e ensenador Creitinho publicarão vídeos no Instagram resolvendo toda essa pilantragem. Já estou aguardando o vídeo.
Faz o L
22/04/2024 22:21Romeli pedagio faz parte da turma da melancia e verde por fora e vermelho pra dentro.
Falta 72 horas
22/04/2024 22:19A Ilude disse que era 24 horas. Essas 24 horas tá igual as 72 horas, que o Minions ficaram esperando. Será que se rezar pra pneu não ajuda?
Justo
22/04/2024 21:45Pq a juíza nao da prazo 48 horas para o estado arrruma trecho patos a patrocinio. já pagamos um pedagio ipva não é 12 reais 2000 3000 4000 5000 né
Justo
22/04/2024 21:42Quero sabe do Cleutinho e da lud falcão com todo respeito patos a patrocínio quem vcs vão pressionar o governador Zema rei das privatizações!!!
Jeferson
22/04/2024 20:11Absurdo isso! No final do prazo, eles culparão o sol, a Lua ou qq outro ponto! Se tivessem começado (apenas começado) a trabalhar qd começaram a assaltar o povo, já teríamos melhorias e os danos das chuvas, seriam reparados mais facilmente! E, a tarifa absurda que cobram tbm vai continuar sem problemas! É ainda, farão com que os outros pedagio, se igualem a essa m... Empresas vagabundos no Brasil, é normal! Deveria se cumprir leis nesse País! Muita hipocrisia e descaso com o povo!
Estamos perdidos
22/04/2024 19:19Empresa de Pedagio nunca vai arrumar esses buracos e nunca vai duplicar um metro de rodovia,vao continuar tomando nosso sofrido salaro com a permissão do Governador e outros Políticos.
Josemar
22/04/2024 17:25E patos a coromandel...socorro.
Otacilio
22/04/2024 17:24E patos a patrocinio ? Vai pressionar quem ?????...
Datena
22/04/2024 17:11O Governo Zema enfiou goela abaixo do povo e do MPF essa privatização! É um absurdo esse contrato! Apenas 30 km serão duplicados! Mal começou o contrato e já está essa briga toda, imagina durante os 30 anos de concessão? Parabéns aos envolvidos!
JUSTO!!!
22/04/2024 16:52Boa tarde …concordo plenamente sou um desses que uso essa rodovia e tenho um gasto de manutenção alto ,lúd junto com Cleutinho falou monte da concessionária concordo mais agora parte de patrocínio a patos que eles vão falar que é do governo ???? Aposto vão ficar caladinho né !!!!