O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores no final da manhã desta segunda-feira (15) para capturar um Ouriço-Cacheiro. O animal apareceu no alto de uma árvore existente na rua Ana Maria da Costa, no bairro Novo Horizonte, e parecia perdido no perímetro urbano.

O ouriço-cacheiro é conhecido por seu corpo redondo e coberto de espinhos, que o protegem de seus predadores naturais. Quando se sentem ameaçados, esses animais se enrolam formando uma bola e seus espinhos ficam eriçados, formando uma barreira protetora ao seu redor. Desta forma, os ouriços são capazes de comer inclusive cobras venenosas sem qualquer risco. O ser humano é que representa uma ameaça para eles.

O Ouriço-Cacheiro tem habito noturno e é encontrado predominante em áreas arborizadas e com bastante vegetação, onde se alimentam de frutos, insetos e pequenos animais. Entretanto, com a destruição das matas, esses animais acabam migrando para as cidades em busca de comida.

O animal encontrado em Patos de Minas foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e levado para uma área de preservação permanente, onde poderá sobreviver.

Esta espécie desempenha um papel importante na preservação ambiental, pois ajuda a controlar a população de insetos e pequenos animais em seus habitats naturais. Eles também são importantes dispersores de sementes, ajudando a manter a diversidade vegetal das áreas em que vivem.