O Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros permitiu a transferência do garoto para BH.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros pousou em Patos de Minas na manhã desta quinta-feira (26) para fazer um transporte de urgência. Um garoto de apenas um ano de idade apresenta quadro de infecção e respira com ajuda de aparelhos sem que os médicos descubram a causa dessas complicações.

De acordo com a médica Maria Olímpia da equipe de operações aéreas do Corpo de Bombeiros, o paciente precisa ser levado urgentemente para uma unidade especializada para que a doença seja descoberta e o tratamento iniciado. O garoto foi levado a UPA e transferido para o Hospital Regional, mas o quadro de saúde não apresentou melhoras e os médicos decidiram encaminhá-lo para Belo Horizonte.

A operação para transportar o garoto contou com uma cooperação integrada de equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros. O Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros permitiu a transferência do garoto para Belo Horizonte. Em uma ambulância normal, o transporte ficaria inviável.

De acordo com o coronel Cleberson Pereira Santos, comandante do Grupo de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, esse trabalho é realizado em todo o Estado. Ele explicou que a aeronave, modelo Esquilo B2, é equipada para fazer transporte de pacientes e ganha em agilidade. A viagem de Patos de Minas para Belo Horizonte, por exemplo, pode ser feita em apenas uma hora.

Além disso, o Helicóptero do Corpo de Bombeiros é equipado com dispositivos que possibilitam a atuação em combate a incêndios e resgate de vítimas em diferentes tipos de situação, como em enchentes por exemplo. A equipe é formada por dois pilotos, um tripulante, um médico e um enfermeiro.

O comandante da companhia de bombeiros de Patos de Minas, capitão Arthur, destacou a importância de uma ferramenta como esta para atender a população. Sempre que houver uma demanda na região, o helicóptero do Corpo de Bombeiros poderá ser acionado.

Autor: Maurício Rocha