Encerrada a votação do relatório que pedia a cassação do vereador Marcos Antônio Rodrigues, o Marquim das Bananas (PSD). Foram 12 votos favoráveis ao parecer da Comissão Processante, contra quatro vereadores que votaram não. Com este resultado, a Câmara atinge o número mínimo exigido pela lei para a cassação do parlamentar.

O processo corria em segredo de justiça e a reunião aconteceu à portas fechadas. Antes da votação do relatório que pedia a cassação de Marquim das Bananas por quebra de decoro, os advogados de defesa do parlamentar releram o processo e tentaram convencer os demais vereadores a votarem contra o relatório.

Depois de mais de 8 horas, os vereadores foram chamados nominalmente, em ordem alfabética, para apresentarem seus votos. Eram necessários dois terços do número total de vereadores. Como a Câmara Municipal de Patos de Minas é composta por 17 vereadores, as 12 votos favoráveis ao relatório que pedia a cassação do vereador foram suficientes para determinar a perda do mandato. Veja aqui a íntegra do relatório da Comissão Processante!

A advogada da denunciante, Kátia Andrade, comemorou o resultado e disse que a jovem foi muito corajosa em levar o caso à frente. “Ela deu a cara para bater, enfrentou um linchamento moral e agora serve de exemplo para muitas outras mulheres que por ventura passem por esse sofrimento” disse ela. Kátia ainda ressaltou: “Nós não poderíamos esperar outro resultado que não fosse a cassação do mandado do vereador. Por tudo o que aconteceu, por tudo o que ele fez, esse foi resultado mais justo”, finalizou.


De acordo com o Advogado José Ricardo Souto, a defesa irá recorrer do resultado. Ele ressaltou que a defesa foi bastante prejudicada pelos membros da comissão processante. O advogado alegou que foram cometidas ilegalidades em relação ao processo e disse que algumas já estão submetidas ao judiciário. “Nós ainda estamos fazendo a análise completa dos fatos e possíveis ilegalidades, inclusive no dia de hoje, serão levadas ao judiciário também”, disse ele.


José Ricardo Souto disse que a defesa foi impedida de fazer o trabalho da melhor forma possível e que vai recorrer ao judiciário para anular o processo.

Entenda o caso

O vereador Marquim das Bananas foi denunciado por uma assessora parlamentar que trabalhava em seu gabinete. A jovem de 27 anos procurou a Polícia Civil e registrou o caso como assédio sexual. Ela disse que o vereador oferecia presentes e dinheiro para que a jovem mostrasse o corpo para ele. Ela alegou para a polícia que, diante das negativas, o parlamentar se tornava agressivo e a tratava mal em público.

A denúncia foi levada também ao Ministério Público e à Câmara Municipal que nomeou uma Comissão Processante. Esta comissão, formada por três vereadores, colheram provas e ouviram testemunhas, elaborando um relatório final com pedido de cassação de Marquim das Bananas.