Alunos do Panamá serão os primeiros a desembarcarem em Patos de Minas no processo de internacionalização do Unipam. A partir da segunda semana de agosto, o Centro Universitário de Patos de Minas, em parceria com o Instituto Daniel Franco (IDF), receberá 65 alunos panamenhos para os cursos superiores de Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia e o curso Tecnológico em Mecânica de Precisão.

Com total apoio das autoridades panamenhas e de suas representações diplomáticas no Brasil, bem como das representações diplomáticas brasileiras no Panamá, o programa de graduação para alunos panamenhos do UNIPAM, que faz parte das ações do Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA) da IES, é resultado dos brilhantes esforços e das intensas negociações empreendidas pelo presidente do IDF, Prof. Dr. Daniel de Oliveira Franco, e do coordenador do programa e docente do centro universitário, que, também, integra o IDF, Prof. Me. Fabrício Rocha de Oliveira.

Os estudantes virão com bolsas ofertadas pelo Instituto para la Formación y Aprovechamiento de Recursos Humanos (IFARHU) do governo da República do Panamá. O UNIPAM prestará os serviços de formação acadêmico-ético-profissional e o IDF organizará a logística de deslocamentos e de manutenção.

O IDF segue em tratativas com outros países para o estabelecimento de acordos que possibilitem a criação de novos programas, no UNIPAM, de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão para alunos estrangeiros. Além disso, o IDF já anunciou a vinda de 20 alunos, também do Panamá, na terceira semana de agosto, para o curso de extensão de Introdução às Agrociências, com duração de quatro meses.

Missão à Guiné

O UNIPAM segue firme nos movimentos de internacionalização da educação que transforma e, por meio do seu Núcleo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (NIMA), participará da missão para a Guiné, promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

No último dia 05 de julho, o coordenador geral de cooperação técnica Sul-Sul para a África, Ásia, Oceania e Oriente Médio da ABC/MRE, Sr. Nelci Peres Caixeta, esteve na IES, falando para os coordenadores dos cursos de graduação a respeito da cooperação técnica como elemento potencializador e articulador da curricularização da extensão no centro universitário.

A missão para a Guiné ocorrerá de 21 a 25 de agosto próximo e será coordenada, pelo lado brasileiro, pela ABC/MRE, com o objetivo de realizar visitas técnicas aos setores de agropecuária e elaborar, conjuntamente, esboço de projeto, com a contraparte guineense.

Os professores do UNIPAM que participarão desta missão são: os médicos veterinários Prof. Dr. Flávio Moreira de Almeida (mestre em ciência animal e doutor em zootecnia) e Prof. Me. Gilson Passos de Moraes (mestre em ciência animal), bem como o coordenador do NIMA, o agrônomo Prof. Me. Heitor Cunha Barros (mestre em administração de empresas).