A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandado de busca e apreensão em uma residência, na cidade de Governador Valadares, região Leste do estado, com o principal objetivo de apreender um animal de estimação, que foi vítima de maus-tratos. O resgate aconteceu na sexta-feira (12) após a clínica veterinária perceber que o animal vinha sofrendo maus tratos e denunciar.

As investigações policiais iniciaram-se após uma notificação compulsória peticionada por uma clínica veterinária na Delegacia de Polícia do Juizado Especial Criminal, a qual notificava a internação do animal por duas vezes, no mês de abril desse ano. Conforme o laudo médico veterinário o animal apresentava várias lesões no corpo, traumas no crânio, deslocamento da retina e perda da maioria dos dentes, o animal havia recebido alta da clínica veterinária com sequelas neurológicas e físicas. Os fatos notificados, pela clínica veterinária, configuraram o crime de maus-tratos a animal doméstico, que prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão, além de figuras qualificadas.

Diante dos fatos apresentados, a autoridade policial representou pela expedição do mandado de busca e apreensão na residência dos investigados, a fim de apreender o animal até a apuração final das investigações.

O cachorro, da raça Shit-Tzu fêmea, foi apreendido e encontra-se sob os cuidados do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, associação sem fins lucrativos, que visa a proteção do meio ambiente em todo o país.

A PCMG informa que as investigações continuam em andamento a fim de se apurar a autoria dos crimes de maus-tratos.

Fonte: Ascom PCMG