A Revista Psicologia e Saúde em Debate do Departamento de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Faculdade Patos de Minas, está completando 8 anos de existência. O periódico foi fundado a partir da nova configuração do Projeto Pedagógico do Curso Psicologia, cuja uma das ênfases é a Pesquisa e a Escrita Científica.

A Revista Psicologia e Saúde em Debate é um periódico com fluxo de publicação contínuo, que visa suprir uma necessidade institucional para a área da psicologia, dialogando com os diversos contextos da saúde, fundamentando sua característica interdisciplinar.

O coordenador do curso Dr. Junior Antoniassi e o editor chefe da revista Dr. Hugo Melo ressaltaram o orgulho de evidenciar o crescimento do periódico cresceu, que construiu pontes com outras instituições nacionais e internacionais; onde, todo esforço e trabalho tem a função de divulgar a produção científica brasileira com qualidade e em tempo hábil, além de colocar o curso de Psicologia da FPM em lugar de destaque.

O editor chefe do periódico apresentou um relatório à coordenação de curso. “Tivemos uma excelente resposta acadêmica”, destacou o Prof. Dr. Hugo Melo. Segundo ele, durante o ano de 2022, a revista recebeu cerca de 250.000 (duzentos e cinquenta mil) acessos, com até 1000 (mil) acessos diários. O professor destaca que a revista conta com artigos com mais de 2200 acessos mensais. Os mais acessados tiveram pico de 33.000 acessos no ano 2022. Além disso, geograficamente, o periódico recebeu visitantes de todos os continentes, salientando, dessa forma, o papel de divulgador da ciência.

A revista está indexada em mais de 20 diferentes bases de dados nacionais e internacionais, como Latindez, DOAJ, BVS, REDIB, Psicodoc, incluindo a principal do país, o Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Segundo Prof. Dr. Hugo e o Prof. Dr. Junior Antoniassi tanto a equipe editorial e a coordenação de curso estão empenhados em firmar parcerias que visam melhorar os indicadores de conceito atribuído a revista, buscando sempre a excelência editorial.

O foco dos próximos anos deve ser agregar mais indexadores internacionais, voltando para o aumento do fator de impacto no periódico. A revista Psicologia e Saúde em Debate foi classificada com o fator de impacto internacional de 1.28 em 2020-2021  e um h-index de 11.

Ademais, o ano de 2022 encerrou com a divulgação do Qualis CAPES, tendo o periódico recebido o conceito B1 para a área de psicologia, interdisciplinar, saúde coletiva, educação, ensino, medicina I, odontologia, educação física, comunicação e informação, ciências biológicas III e administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo.

Segundo informação do Periódico Minas da UFMG, Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos, esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos e possui 8 classificações que se classifica em: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero.

Para o Prof. Dr. Junior Antoniassi e Prof. Dr. Hugo Melo, receber o conceito B1 significa que o periódico está devidamente cumprindo sua missão e que o fato de aderimos aos padrões morais e éticos da comunidade científica em nossa busca de conhecimento para melhorar o padrão de vida e as capacidades tecnológicas da humanidade.

A Faculdade Patos de Minas parabeniza o grupo de editores e revisores, e agradece aos autores que fazem parte dessa história de sucesso. E os professores Dr. Junior Antoniassi e Hugo Melo espera que toda a comunidade científica continue contribuindo com a revista Psicologia e Saúde em Debate, na divulgação da revista, no envio de produções e que, nos próximos anos, o esforço de toda a equipe editorial sem dúvida dará ainda mais frutos.

Visite a Revista Psicologia e Saúde em Debate através do link .