A Associação Mineira de Municípios – AMM – realizou esta semana o 38º Congresso Mineiro de Municípios. Durante o encontro, que aconteceu no Expominas em Belo Horizonte, a entidade entregou a premiação da 11ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. Patos de Minas ficou classificado na área da saúde.

O 11° Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal foi dividido em cinco eixos: desenvolvimento econômico; educação; governança; meio ambiente; saúde. O Prêmio tem a finalidade de incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

No eixo saúde, três municípios da AMAPAR ficaram entre os finalistas. A cidade de Coromandel conquistou o primeiro lugar, concorrendo com mais de 300 projetos dos 853 municípios mineiros. O prefeito Fernando Breno recebeu o troféu com o “Setor psicossocial da saúde: população com voz e vez”, que visa aproximar o cidadão da gestão pública e propiciar um melhor acolhimento por meio de uma saúde humanizada. O município propõe um protocolo de atendimento com formulários de pesquisa, retornos aos pacientes, esse setor também faz o elo entre os pacientes e seus familiares nos momentos difíceis.

Já o município de Patos de Minas ficou entre os finalistas da premiação com o projeto “Pré-natal psicológico: promoção da saúde mental das gestantes patenses”, um dos selecionados no Eixo Saúde. Hoje o município tem 623 gestantes sendo acompanhadas nos postos de saúde. Dessas, mais de 200 já passaram pelo Pré-Natal Psicológico em encontros promovidos pelas psicólogas do NASF, realizados mensalmente pelas nossas 40 equipes de saúde desde setembro de 2022. Essas gestantes são acolhidas e quando são evidenciados sintomas de ansiedade e depressão, é realizado atendimento individual psicológico. Trata-se também de uma ação de promoção e prevenção que acontece através da rede de apoio com a finalidade de prevenir a depressão pós-parto e outros problemas.

O prefeito Luís Eduardo Falcão e a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta receberam comemoraram o recebimento do prêmio, que é um reconhecimento aos vários esforços realizados na área da saúde do município. “Quando alguém busca o pronto atendimento em um hospital ou na UPA é porque já existe um problema. Portanto nosso objetivo é a promoção da saúde, é prevenção, temos que atuar com muita força nisso”, destaca.

A cidade de Patrocínio, também ficou entre os três primeiros colocados, com o projeto “A Integração entre Atenção Primária em Saúde e Upa”, que visa melhorar o fluxo de atendimento da rede de saúde pública do município, e consequentemente, trazendo mais eficiência aos serviços prestados à população. A equipe dirigida pelo Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, recebeu o reconhecimento da AMM, acompanhado do prefeito Deiró Marra.