Com mais de 500 atividades e eventos voltados para o empreendedorismo, inovação e economia criativa, Patos de Minas lidera o ranking nacional de ações durante a Semana Global de Empreendedorismo. Congressos, feiras e concursos realizados na cidade, como o Congresso Mineiro de Inovação e Empreendedorismo – Comine e a Feira de Empreendedorismo foram realizados com o apoio de diversas entidades.

Além disso, no mês de novembro, Patos de Minas passou a ter nova Marca, posicionando-se regionalmente e nacionalmente, de forma estratégica, como um lugar interessante e atraente para se viver e se investir. A Marca que comunica as principais vertentes de fomento ao desenvolvimento, a liderança, a inovação e a hospitalidade, pode ser percebida através dos projetos como o movimento “Hard Patos”, que busca fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a economia criativa.

Esse movimento foi inspirado no modelo bem sucedido do HACKTOWN de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais. A ideia era promover diversas ações e eventos reforçando Patos de Minas como uma cidade empreendedora e principalmente próspera.

O Hardpatos aconteceu durante a Semana Global de Empreendedorismo (SGE), um movimento mundial que estimula o empreendedorismo e fomenta o desenvolvimento econômico e social, Patos de Minas registrou 513 atividades o que coloca a cidade do Alto Paranaíba na liderança do ranking nacional como o município que mais promoveu ações no período. Em todo o país foram registradas 7.225 ações.

Com 4.877 atividades em Minas Gerais, Patos de Minas foi responsável por 10,5% de todas as ações realizadas no estado, consolidando a cidade como referência regional em empreendedorismo e inovação e a projetando para todo o território nacional. No ranking das cinco cidades que mais promoveram ações, Patos é seguida por Belo Horizonte (312), Pato Branco-PR (275), Conselheiro Lafaiete-MG  (182) e Sertanópolis-PR (174). Esse indicador e suas respectivas ações podem ser acessadas pelo site: empreendedorismo.org.br.

Estratégia de posicionamento

Capitaneado pelo Sebrae Minas e com a parceria de 42 instituições, foram realizas no município, ao longo de novembro, palestras, oficinas, encontros, feiras, workshops, meetups, entre outros. “O Hard Patos foi criado como uma estratégia que vai ao encontro do posicionamento da cidade. O lastro é a Marca de Patos de Minas e a estratégia de posicionamento dela”, explica a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.

“Essa é a primeira vez que Patos fica no ranking nacional como a cidade que mais promoveu ações. Essa conquista é uma chancela do posicionamento da cidade, enquanto uma cidade empreendera”, destaca a analista.

Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Fernando Dias da Silva, esse número tão expressivo de atividades mostra que a cidade está trilhando com sucesso o caminho da cultura empreendedora. “Ao longo dos últimos dez anos, com apoio do Sebrae, iniciou-se um movimento de pessoas e entidades, em prol do desenvolvimento e da massificação da cultura empreendedora em Patos de Minas. Além da série de ações no mês de novembro, tivemos o engajamento dos mais diversos setores da sociedade, mostrando que esse movimento será perene e cada vez maior”, destaca.