A tecnologia 5G é a quinta geração da internet para os dispositivos sem fio. Com maior alcance e velocidade, ela promete uma verdadeira revolução digital nas mais variadas áreas. Desde a sua chegada ao Brasil em 2022, as operadoras de telefonia já estão ativando essa tecnologia em muitas cidades brasileiras. Mas para a surpresa de muitos, as revoluções e melhorias desta 5º geração não estão restritas somente ao uso do celular: por operar na mesma  faixa da radiofrequência do sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais (Banda C), a 5G  agora transmite a Banda Ku, o novo sinal das parabólicas digitais.

Assim, seus usuários devem substituir seus equipamentos, adquirindo a nova parabólica digital e um novo receptor de tecnologia, ambos apropriados para a Banda Ku.

Em Minas Gerais, as famílias de baixa renda e beneficiários de programas sociais do Governo Federal, que fazem uso da parabólica tradicional, têm o direito de receber os novos equipamentos da Banda Ku, de forma totalmente gratuita. Quem faz o serviço é a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinações da Anatel, com o objetivo de  viabilizar a chegada do 5G em todo o Brasil.

Disponível em 268 cidades mineiras, incluindo Patos de Minas, o procedimento para a troca das antenas é bem simples: o usuário checar no site www.sigaantenado.com.br, utilizando seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social), se o serviço está disponível para ele. Caso o agendamento já esteja disponível, e seu nome esteja na lista, este deverá preencher um questionário e agendar a data para a visita do técnico.

Quando chegar o dia da instalação, o técnico irá até a residência do usuário (que deve permanecer em casa). Após conferir a sua documentação e verificar se na residência há uma parabólica tradicional em funcionamento, o técnico poderá realizar a instalação dos novos aparelhos da Banda Ku. É importante ressaltar que o usuário não deve desinstalar o equipamento antigo antes da chegada do técnico.

De acordo com o Siga Antenado, a substituição dos aparelhos é necessária, e quem não a fizer pode ficar sem o sinal da TV, já que a interferência do 5G pode interromper o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais.

Em Minas Gerais, está prevista a instalação de cerca de 179 mil kits da nova antena digital (uma parabólica, um receptor, cabos, conectores e um controle remoto com pilhas), nos 268 municípios. A instalação é totalmente gratuita, sem a necessidade de dados bancários ou foto de documentos, e a antena parabólica antiga não é recolhida pelo técnico. Esta permanecerá na casa do beneficiário.

Mais informações você confere pelo número 0800 729 2404 .