A família de Maurício Soares de Souza, 32 anos, clama por uma vaga em alguma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em Patos de Minas. O paciente está internado na UPA desde o dia 07/04 com pancreatite e mais diagnósticos. Um laudo médico, emitido nesta quinta-feira (18), aponta que o paciente corre risco de vida.

Segundo um familiar, que procurou  Defensoria Pública para tentar uma medida judicial, ele é dependente de álcool e drogas e no dia 07/04 foi internado na UPA. O estado de saúde de Maurício era grave e desde então o homem aguarda vaga, por meio do SUS Fácil, em alguma UTI, porém ele vem tendo negativas na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Regional Antônio Dias, por não haver vagas.

O caso de Maurício se agrava a cada dia e o estado já é considerado gravíssimo. Um laudo médico emitido nesta quinta-feira (18), aponta que o homem corre risco de vida e aguarda transferência com urgência.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas que informou que “está sendo fornecido o melhor cuidado possível ao paciente. Maurício Soares de Souza está sendo tratado na UPA desde o dia 7/4/2024, tendo recebido diagnóstico de pancreatite aguda e cirrose hepática. Desde então, uma série de exames e avaliações médicas foram conduzidos, incluindo tomografia de abdome. Após a avaliação de um médico cirurgião, foi estabelecido que o caso não requer cirurgia, ou seja, o tratamento do paciente é somente clínico (o que vem sendo realizado no leito de enfermaria da UPA desde então). Embora o diagnóstico seja grave, o quadro atual do paciente é estável, mas houve agravamento da cirrose hepática nas últimas 24 horas. Assim, entrando em critérios que indicam a necessidade de internação em UTI, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo todos os esforços para garantir o acesso de Maurício ao tratamento necessário”.

A Administração Municipal ainda informou que, às 21h, desta quinta-feira (18), o sistema liberou a transferência dele para a Santa Casa de Misericórdia.