Que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais da necessidade de mudar os hábitos por um mundo melhor, é um fato. No entanto, nem sempre temos acesso a informações básicas para reciclagem, descarte correto de resíduos e outras ações simples, mas de grande impacto.

Inspirados por uma competição nacional de Robótica, a Tecnoteens, equipe composta por alunos do quinto ano do Colégio Marista Patos de Minas resgatou uma importante discussão em nossa cidade: para onde vão nossos lixos eletrônicos?

O Torneio Brasil de Robótica promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de modernas tecnologias e de múltiplas inteligências e em 2023 propõe entre as equipes, ações para um mundo melhor. Competindo na categoria Middle I, a TecnoTeens está abordando em seu trabalho o ODS 13, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU para combater a mudança global de clima com campanhas de conscientização.

Por isso a escolha de abordar os resíduos eletrônicos. Quem não tem em casa ou na empresa pilhas e baterias velhas, computadores encostados, celulares parados, não é mesmo?! As pessoas sabem que não se deve descartar esse lixo eletrônico com os demais resíduos mas também não sabem como isso deve ser feito! E é aí que a TecnoTeens entra.

Nas pesquisas identificaram que mesmo sendo uma legislação de Patos de Minas (a disponibilidade de ecopontos de recolhimento), na prática, a cidade não tem pontos de coleta efetivos. Visitas a empresas privadas, instituições de ensino e poder público estão sendo feitas para mudar a realidade.

O recolhimento correto desses materiais é muito importante, afinal, quando em contato com o meio ambiente eles soltam metais pesados como arsênio, chumbo, mercúrio, dentre outros contaminando o solo, lençóis freáticos, a fauna e a flora.

Em Patos de Minas, a Tecnoteens lança uma campanha de conscientização para a população e disponibilizará dois pontos para recolhimento desses resíduos eletrônicos. Faça sua parte! Eletrônicos velhos têm que ir por lugar certo.

Ponto de coleta para alunos Marista disponível no próprio colégio. Para a população geral, o ponto de coleta será na Água e Terra, empresa de gestão ambiental apoiadora do projeto que fica na Av. Padre Almir, 650.

Lembrando que podem ser recolhidos:

- pilhas e baterias

- aparelhos eletroeletrônicos

- telefones

- aparelhos celulares

- aparelhos de informática em geral, tais como: computadores, teclados, laptop, fios, cabos, tablets, impressoras, etc.

Para saber mais sobre o assunto, visite o Isntagram @tecnoteenspatos e participe da ação que acontecerá neste sábado, dia 19/08 de 8 às 12 horas na orla da Lagoa Grande.