A Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel está completando 90 anos. Com uma história dedicada à educação, a tradicional Escola Normal vem superando barreiras e distribuindo conhecimento de geração para geração. O aniversário será comemorado hoje à noite com uma missa em ação de graças.

Erguida no coração de Patos de Minas, com uma arquitetura de fazer inveja e cobiçada por muitos, a Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel faz parte da história de Patos de Minas. Ela nasceu em 1932, funcionando nas dependências da residência de Olegário Maciel, até que as obras da escola ficassem prontas, o que ocorreu em 1933.

Foi no governo de José Magalhães Pinto que a Escola Normal foi renomeada de “Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel”, em homenagem ao homem que liderou a sua construção. Contudo, a memória popular não se desvencilhou da designação anterior, de modo que, para todo e qualquer patense, ela permanece sendo a “Escola Normal”.

O prédio imponente, construído na década de 30 e tombado pelo Patrimônio Histórico, é o mesmo que abriga a escola até os dias de hoje. Quase 1.300 alunos estudam ali. A Escola Normal oferece ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico profissionalizante. O curso de magistério (Curso Normal) no momento não está sendo ofertado, contudo, há expectativa para abertura de turmas no segundo semestre de 2022.


“Em toda oferta das formações escolares, a Escola Normal busca ser referência em excelência educacional, mostrando para a sociedade que acreditar na educação é o caminho mais seguro para o desenvolvimento humano”.

A comemoração de aniversário de 90 anos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel será marcada com a celebração de uma Missa em Ação de Graças, nesta quinta-feira (05), às 19h na Catedral de Santo Antônio.