A direção do Samu decidiu se pronunciar sobre o vídeo em que o vereador José Luiz (Podemos) aparece manobrando uma ambulância do órgão no centro de Patos de Minas. A manifestação veio em forma de nota de repúdio à atitude do parlamentar, mas também trouxe explicações sobre o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O fato aconteceu na última quarta-feira (17). O vídeo mostra José Luiz dentro da ambulância tendo como áudio de fundo a canção “o médico chegou e já tá dando atestado”.  O vereador justificou sua atitude de assumir a direção da ambulância, argumentando que o veículo estava mal estacionado, de frente a uma garagem, atrapalhando o trânsito de veículos na rua José de Santana, inclusive o dele.

O vereador termina suas explicações com um recado para a sua mãe. “Um abraço aqui para a minha mãe. Mãe, a senhora queria tanto que eu fosse médico. Acho que isso aí foi o que mais cheguei perto”, brincou ele.

Apesar da descontração do vereador, a direção do Samu parece não ter gostado nenhum pouco da atitude dele. Veja a íntegra da nota encaminhada à imprensa!

“O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste – CIREUNO, neste ato representado por sua Secretária Executiva, Sra. Camila Silva de Matos, vem por meio deste, manifestar repudio a conduta praticada pelo então vereador de Patos de Minas/MG, Sr. Jose Luiz Borges no dia 17/04/2024.

No dia 17/04/2024, o então camarista Sr. Jose Luiz Borges divulgou em suas redes sociais vídeos em que ele manobrava uma ambulância do CISREUNO – SAMU, que estava em atendimento, sem autorização ou legalidade.

Primeiramente, cumpre destacar que, as ambulâncias do SAMU 192, segundo o que leciona o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 29, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência.

Destaca-se ainda que, a equipe do SAMU 192, no caso em tela, estava em atendimento de urgência, socorrendo um adolescente de 15 (quinze) anos, que sofria de crises convulsivas graves.

Outrossim, é necessário esclarecer que, o atendimento foi realizado nas proximidades da rua José de Santana, em Patos de Minas/MG, local central da cidade, de dificílimo estacionamento.

Em um atendimento de urgência e emergência, cada segundo é decisivo para o sucesso do procedimento, por conta disso, a própria legislação prevê a livre circulação, estacionamento e parada das ambulâncias, não podendo os socorristas escolherem apenas locais apropriados para estacionar, perdendo tempo preciosos de atendimento ao paciente.


O compromisso do SAMU 192 é de salvar vidas.

É lamentável que o representante do povo, eleito para defender os interesses fundamentais da população, entre eles o direito à saúde, adote uma postura de descaso e desrespeito, não só em relação ao SAMU, mas principalmente em relação ao paciente.

Desta forma, lamentamos atitudes de desrespeito a vida humana e ao trabalho de primeiros socorros, como a que aconteceu no dia 17/04/2024, e lutaremos para manter a honra e probidade do serviço prestado pelo CISREUNO, destacando ainda que, medidas administrativas e judiciais cabíveis já estão sendo tomadas”.