O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da noite dessa segunda-feira (18) para capturar um lobo guará, que havia sido localizado na zona rural de Ibiá. Segundo os moradores, o animal estava bastante agressivo.

Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, o lobo guará já havia sido preso pelos moradores. O animal apresenta um ferimento na orelha, com sangramento, e estava bastante debilitado.

O animal foi levado a uma clínica veterinária na cidade de Araxá, onde recebe os primeiros cuidados. O animal deverá ser encaminhado para o hospital veterinário da cidade de Uberaba, para passar por um processo de tratamento e reabilitação.

O lobo guará é o maior canídeo da américa do sul. O animal chega a medir 1,15m de altura. Além do tamanho, ele chama a atenção pela pele laranja-avermelhada, uma espécie de crina e as pernas longas e finas. O lobo guará é importante dispersor de sementes, já que se alimenta também de frutos, principal a lobeira. A destruição de vegetações como o Cerrado, que um dos habitat desse animal, colocam o lobo guará cada vez mais próximo da lista dos ameaçados de extinção.