Diretores da Cooperativa Agropecuária de Patos de Minas – Coopatos – promoveram um café da manhã especial nesta sexta-feira (08) para celebrar a conquista do Prêmio Ouro de Excelência em Gestão. Este é o mais elevado grau de premiação oferecido pela Organização das Cooperativas do Brasil – Sistema OCB.

A premiação aconteceu na terça-feira (05) em Brasília e reuniu representantes das principais cooperativas do país. O diretor-presidente da Coopatos, José Francelino Dias, o superintendente Administrativo Financeiro, José Maria Marques e o assessor de Desenvolvimento e Gestão Empresarial, Célio Humberto Rodrigues, receberam o troféu que coloca a Coopatos entre as melhores do país.

A Coopatos foi agraciada com a Faixa Ouro, o mais elevado grau de premiação do segundo nível de maturidade – compromisso com a excelência. “Coloca a Coopatos em lugar de destaque no cooperativismo brasileiro. Isso porque atesta que a Coopatos é uma das cooperativas mais bem geridas do país e conta com um modelo de governança eficiente, robusto e transparente”, ressaltou o presidente da Coopatos.

A premiação, no entanto, é fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos. Desde que passou a integrar o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, em 2012, a Coopatos vem aperfeiçoando os processos gerenciais, a participação de seus cooperados e colaboradores nas decisões e, consequentemente, avançando a cada ciclo de avaliação.


Em 2017, a Coopatos conquistou o prêmio prata na categoria primeiros passos para a excelência, bronze no ano de 2019 e ouro em 2021. Este ano, a Cooperativa saltou para o Prêmio Ouro na Categoria Compromisso com a Excelência.

Para se ter uma ideia da relevância dessa conquista, das cerca de 1.200 cooperativas que participam do programa, apenas 310 atingiram a nota mínima para se enquadrarem em uma das faixas de premiação. Dessas, 56 foram reconhecidas e premiadas. Do ramo agropecuário, apenas 9 cooperativas foram premiadas, sendo uma delas a Coopatos.